Plano de mobilidade do Recife quer diminuir o uso de carro
O anúncio das políticas setoriais do projeto foi feito na manhã desta terça-feira (27)
A Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) do Recife apresentou nesta terça-feira (27) as políticas setoriais do Plano de Mobilidade Urbana, que começou a ser construído em agosto de 2015 e pode ser entregue até abril de 2019. As políticas propõem diretrizes voltadas para a segurança viária, pedestres, ciclistas, transporte público de passageiros, transporte de carga urbana, polos geradores de viagens e estacionamentos. As diretrizes foram elaboradas pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) com base em estudos técnicos.
Além desses fatores, um dos principais focos do plano de mobilidade é estimular a utilização de outros meios de transporte que não seja apenas o carro. “Nós não vamos ter uma solução enquanto muita gente achar que apenas com seu carro individual vai resolver seus problemas de mobilidade”, explicou o secretário da pasta, Antônio Alexandre.
Por isso, a Seplan defende que o transporte público de passageiros seja elemento estrutural da mobilidade, sendo incentivado para todos os tipos de deslocamento no Recife, com ênfase no acesso aos postos de trabalho e às unidades de ensino. “Estabelecemos como prioridade o transporte coletivo ao invés do particular”, esclareceu o diretor executivo de Planejamento da Mobilidade, Sideney Schreiner. Dessa forma, quando o Plano de Mobilidade for colocado em prática, a prefeitura deve cobrar que o Grande Recife Consórcio de Transportes siga os parâmetros definidos no projeto.
Outro fator que deve desestimular o uso do transporte motorizado individual é o incentivo do uso da bicicleta como meio de deslocamento. O documento propõe a inclusão de paraciclos e bicicletários nos projetos de infraestrutura cicloviária. Além da arborização, iluminação e sinalização específica para os ciclistas e a implantação da rede cicloviária do Recife priorizando os trechos indicados pelo Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana. O plano deve, ainda, definir diretrizes para que a haja a integração dos sistemas de compartilhamento de bicicletas ao transporte público coletivo de passageiros.
O projeto também pretende contemplar a segurança dos pedestres com ações como a inserção de sinalização sonora, iluminação em áreas de travessia e de semáforos. “Nós não podemos buscar soluções isoladas que atendam a apenas um grupo específico, temos que estabelecer um plano que seja capaz de atender às necessidades e os interesses de todos os segmentos da cidade do Recife. Para isso, é necessário que esse plano tenha uma visão ampla e integrada com todas as possibilidades e alternativas”, frisou o secretário.
As propostas do Plano de Mobilidade podem ser acessadas através do site da Secretaria de Planejamento Urbano do Recife. Para que a sociedade também possa participar e opinar na construção do projeto, a secretaria realizou algumas ações, como uma pesquisa de mobilidade foi feita na internet - cerca de 84 mil pessoas opinaram. Além disso, 18 oficinas participativas, 11 eventos técnicos e 19 reuniões setoriais foram oferecidas ao público. Após isso, foi realizada a primeira audiência pública em setembro de 2017. A próxima será feita nesta quarta-feira (28), das 14h às 17h, no prédio da Prefeitura do Recife.
A população também pode participar da construção através do portal do Plano de Mobilidade. A participação pode acontecer através de formulário no site da prefeitura da prefeitura - que também está disponível em braile- ou enviando ofício para o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira. Já os deficientes visuais podem enviar vídeos com propostas, críticas e sugestões através do Whatsapp (81) 9 9165-2708. As contribuições podem ser enviadas até o dia 13 de abril.