Hipertensão: a doença silenciosa que pode matar

Médico cardiologista alerta para os perigos do mal que mais afeta pessoas no mundo todo

qui, 03/05/2018 - 17:20
Divulgação/internet Controlar a pressão arterial está entre as medidas preventivas Divulgação/internet

A hipertensão é uma das doenças que mais atingem pessoas no mundo. Acredita-se que 40% da população mundial acima de 40 anos sofra de hipertensão. Ainda não se sabe qual a causa do aparecimento da doença, o que se sabe é que ela uma doença genética e que não tem cura.

Também conhecida como pressão alta, a maior preocupação é com a falta de sintomas da doença. O cardiologista Eduardo Costa alerta para os danos que a pressão alta pode causar. “A pressão causa edema de pulmão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, infarto, derrame, aneurisma da aorta e doença vascular periférica”, disse o médico, que é responsável pela Liga Acadêmica Paraense de Hipertensão Arterial.

José Luiz Batista é ambulante e tem 44 anos. Descobriu que tinha pressão alta após um susto durante uma festa na casa de uma colega. Após descansar da viagem de Belém a Mosqueiro, ilha situada a 70 quilômetros da capital paraense, ele acordou com princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Eu tinha ido na casa de uma colega em Mosqueiro. Eu pesava 118 quilos. Quando eu cheguei lá fui dormir. Quando acordei estava com a boca torta e meu olho torto também. Aí coloquei um remédio debaixo da língua e dormi. Na segunda-feira, fui até o pronto-socorro do Guamá”, disse José, que após o susto passou a fazer caminhada e tomar remédio para o controle da doença.

Assim como José, o taxista Antônio Auguste de Oliveira, 54 anos, passou pelo mesmo susto causado pela pressão alta. O taxista, que mora em Marituba, sofreu um princípio de AVC isquêmico, que é a falta de circulação de sangue em uma área do cérebro. Hoje o taxista controla a doença com remédio e hábitos alimentares mais saudáveis.

Embora a doença seja genética, pessoas obesas e negros fazem parte do grupo com maior risco de desenvolver a doença, indicam pesquisas médicas. Como a hipertensão ainda não tem cura, o único tratamento para o controle da doença são os medicamentos. “Descobriu que tem pressão alta hoje, vai tomar remédio para o resto da vida”, disse o médico Eduardo Costa.

Dez Mandamentos contra a pressão alta, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão:

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2. Pratique atividades físicas todos os dias.

3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

6. Abandone o cigarro.

7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

10. Ame e seja amado.

Por Renato Carneiro.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores