RJ: Adiada votação da redução do ICMS para o diesel

Projeto de Lei que reduz a alíquota para 12% recebeu 66 emendas e terá nova votação nesta quarta (30). A situação nos postos de combustíveis e serviços começam a se normalizar

por Mellyna Reis qua, 30/05/2018 - 07:11

RIO DE JANEIRO - Depois de receber 66 emendas, o Projeto de Lei 4.142/18 que reduz a alíquota de ICMS sobre o diesel de 16% para 12% será votado em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (30), às 14h30. O texto enviado pelo governador Luiz Fernando Pezão na semana passada, começou a ser debatido pelos deputados nesta terça (29) e as mudança discutidas em uma reunião entre os líderes partidários, a partir das 13h. 

Apesar disso, a situação no estado começa se normalizar. Ainda há pontos de manifestação de caminhoneiros, principalmente na Rodovia Presidente Dutra, em Seropédica. Entretanto, cerca de 15% dos postos da capital carioca receberam etanol, gasolina e diesel, de acordo com Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sindcomb-RJ). 

Mesmo assim, as filas nos postos que foram reabastecidos continuam grandes. "As distribuidoras têm contingenciado a oferta de seus produtos, para que todos os postos possam, de alguma maneira, ser contemplados. A expectativa do Sindcomb é que, dentro de quatro ou cinco dias, o atendimento esteja normalizado", informou o sindicato. 

Alguns serviços que foram paralisados também estão sendo retomados aos poucos. A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, confirmou o retorno das aulas nas escolas municipais para esta quarta. No Rio, as universidades federais - UFRJ, UFF, UFRRJ e Unirio, o Colégio Pedro Segundo, o Cefet e os institutos federais (IFs) só retomarão as aulas na próxima segunda-feira, dia 4. 

A Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa-RJ), localizada em Irajá, na Zona Norte, conseguiu receber produtos. De acordo com a Central, 178 caminhões carregados chegaram nesta terça, contudo, a média numa situação normal é de 800 por dia. Alguns produtos como batata, beterraba, cebola, cenoura, só devem chegar nos próximos dias. A Ceasa-RJ vai funcionar excepcionalmente na quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi, para minimizar os efeitos da paralisação.  

Segundo o balanço mais recente do Gabinete de Intervenção Federal, mais de 12 milhões de litros de combustíveis variados foram entregues e 772 caminhões saíram do Complexo da Refinaria de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, somente nesta terça. O gabinete também informou que um terço dos veículos deixou o local sem escolta.

COMENTÁRIOS dos leitores