SP: Usuários do Cras reclamam de filas para atendimento
População chega de madrugada para pegar senha para renovar o cadastro em programas assistenciais
As pessoas que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, reclamam da longa fila para conseguir atendimento. Os usuários precisam chegar de madrugada para pegar senha e renovar o cadastro que permite a participação em programas assistenciais como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Passe Livre estudantil.
Na madrugada desta quarta-feira (25) o porteiro Benedito dos Santos foi uma das primeiras pessoas a chegar no local, por volta das 3h, e diz que até dormiu arrumado para sair cedo de casa. Ele conta que na última sexta-feira (20) chegou ao Cras às 7h25 e que a fila já tinha mais de 120 pessoas e não havia mais senhas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social informou que até o final de julho deve ser realizado o cadastro para ter acesso aos programas assistenciais, o que pode gerar aumento da procura.
Segundo a pasta, ainda será lançado um aplicativo de celular para fazer agendamentos on-line. “É importante frisar que não há a necessidade de se formar fila para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itaquera. O atendimento prioritário para idosos, gestantes e crianças de colo é respeitado. O equipamento conta com seis entrevistadores, que fazem o atendimento ao público no período das 8h às 18h. Diariamente, o Cras Itaquera distribui, em média, 150 senhas para a realização desse tipo de cadastro, incluindo outros serviços”.