Guarulhos inicia "Semana da Amamentação"

Inciativa começou com evento no Adamastor Centro e vai se estender pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

por Aquiles Marchel Argolo sex, 03/08/2018 - 15:12

Na manhã da última quinta-feira (2) aconteceu a abertura da "18ª Semana da Amamentação de Guarulhos". O evento aconteceu no Adamastor Centro e chamou a atenção sobre a importância do ato de amamentar para a saúde física, psicológica, bem como para o desenvolvimento intelectual da criança. Segundo a palestrante convidada, Simone Giancrisfaro, amamentar pode aumentar o quociente intelectual (QI) do bebê em até cinco pontos, o que reforça ainda mais o tema mundial deste ano: “Aleitamento Materno: a base da vida”.

Cirurgiã dentista de formação, a especialista, que integrou na década de 90 a primeira turma de ortopedia funcional maxilar do Hospital Universitário de Limoges, na França, explicou que a amamentação favorece a mastigação bilateral alternada, a respiração nasal, a tonicidade muscular adequada, a deglutição correta, a oclusão e desoclusão perfeitas, além de aumentar o QI, entre outros benefícios já conhecidos no que se refere à imunidade e aos efeitos psicológicos.

“A Semana da Amamentação para mim que sou pediatra é uma das coisas mais importantes em que eu acredito. O incentivo ao aleitamento materno é tudo o que eu quero que as Unidades Básicas de Saúde trabalhem”, disse a secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos, durante a abertura do evento.

“É o aleitamento materno que propicia às crianças da periferia condições para desempenhar um papel tão importante como qualquer outra, de ter um desenvolvimento intelectual tão bom como qualquer criança nascida em classes mais altas. E é para promover saúde que estamos aqui", disse a pediatra Luciane Régis de Oliveira.

Programação:

 

Na cidade, a programação da Semana da Amamentação se estende até o final do mês em todas as UBS, dentro do "Agosto Dourado" (mês de incentivo ao aleitamento materno). Café da manhã, chá para gestantes, sessão de fotos, orientações sobre os direitos da mãe que amamenta, oficinas com manejo clínico da amamentação, apresentação de vídeos, visitas monitoradas ao Banco de Leite, concurso de desenho sobre o assunto e palestras, como a que vai abordar o tema “Leite Materno: um santo remédio”, são algumas das atividades programadas pelas UBS da cidade.

COMENTÁRIOS dos leitores