Para 85% dos paulistanos, prefeitura não é transparente

Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência indica que os moradores do centro são os que têm a impressão de menos transparência e os da Zona Oeste são os que têm mais

por Nataly Simões ter, 14/08/2018 - 18:03

Para 85% dos moradores da cidade de São Paulo, a administração municipal não é transparente na divulgação de dados, conforme indica uma pesquisa do Ibope Inteligência encomendada pela Rede Nossa São Paulo.

O levantamento realizado entre 5 e 22 de abril entrevistou 800 pessoas de 16 anos ou mais que vivem na capital. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Desse total, 41% considera a divulgação de dados “nada transparente” e 44% “pouco transparente”. Na análise por região, os moradores do centro são os que têm a impressão de menos transparência e os da Zona Oeste são os que têm mais.

Entre os canais da prefeitura acessados pela população, a pesquisa apontou que o 156 é o mais utilizado. O canal permite efetuar reclamações de barulho, solicitar poda de árvore, denunciar ocupação de terreno público, entre outros. Outras plataformas utilizadas são as para consultas virtuais feitas pela prefeitura, audiência, conselhos participativos e Lei de Acesso à Informação (LAI).

A pesquisa indica ainda que 82% dos paulistanos são a favor da escolha direta dos prefeitos regionais. Atualmente, os nomes são escolhidos pelo prefeito da cidade Bruno Covas (PSDB).

A administração municipal afirmou que sua transparência é reconhecida internacionalmente e que implementa ações para melhorar a abertura de dados e participação dos cidadãos.

COMENTÁRIOS dos leitores