Pobreza cresce em 25 estados e atinge 4,8% da população

Estudo apontou que o índice de pobreza é ainda pior no Norte e no Nordeste do país

por Nataly Simões qua, 10/10/2018 - 14:33

O índice de famílias que vivem em extrema pobreza aumentou em quase todos os estados do Brasil nos últimos quatro anos, mas principalmente no Nordeste, de acordo com um estudo realizado pela Tendências Consultoria.

A condição de miséria atinge pessoas com renda familiar per capita de até R$ 85 por mês, de acordo com a medição do governo federal. Na média do país, a extrema pobreza subiu para 4,8% da população em 2017, contra 3,2% em 2014. O percentual só não aumentou em dois estados, Paraíba e Tocantins.

No Nordeste e em parte do Norte, segundo o estudo, a situação é pior que em outras regiões. Sete estados nordestinos registraram piora no índice. Bahia, Piauí e Sergipe foram os estados com o maior aumento da pobreza extrema. A direção da Tendência Consultoria aponta que apesar de não ter ocorrido cortes de benefícios e programas sociais, a redução de gastos públicos afetou diretamente os projetos de investimento do governo na região.

No Maranhão, o índice de pobreza extrema chegou a 12% em 2017, o pior resultado do país. Já o Acre foi o estado em que a miséria mais cresceu entre 2014 e 2017, com alta de 5,6%. Os estados do Sul e do Sudeste estão entre os menos prejudicados, apesar de também terem registrado piora. 

O estudo ainda não levantou os dados de 2018, mas a expectativa é de que a taxa de miséria tenha uma melhora muito discreta devido à lenta recuperação da economia.

COMENTÁRIOS dos leitores