Elementos tóxicos matam um trabalhador a cada 15 segundos
Dado foi divulgado pela Organização Internacional do Trabalho; relator da ONU diz que cabe aos governos e empresas evitar a exposição dos trabalhadores a materiais químicos
Em todo o mundo, um trabalhador morre a cada 15 segundos em decorrência da exposição a substâncias prejudiciais à saúde, como produtos químicos, pesticidas e radiação. É o que aponta a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Já em relação às doenças ocupacionais, segundo a organização, anualmente são reportados aproximadamente 160 milhões de casos. A entidade classifica como doenças ocupacionais todas as enfermidades contraídas devido à exposição a fatores de risco durante o trabalho, como a exposição crônica a produtos industriais tóxicos e químicos agrícolas.
Para o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Baskut Tuncak, os governos e empresas devem promover o aumento de iniciativas que protejam os funcionários, as famílias e comunidades contra qualquer exposição a substâncias tóxicas.
O relator da ONU também afirma que a exposição de trabalhadores a elementos químicos deve ser considerada uma forma de exploração. Além de que os grupos mais atingidos são aqueles em situação de vulnerabilidade social, como crianças, idosos, migrantes e pessoas com deficiência.