RMR: queijos vencidos são encontrados em mercados públicos
Além disso, 35 balanças e manteigas vendidas sem informações de validade também foram apreendidas
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/PE) e Procon/PE apreenderam 35 balanças e descartaram cerca de dez barras de queijos que estavam vencidos. Os órgãos ainda recolheram manteigas que seriam vendidas à granel, sem as informações de data de validade. As fiscalizações foram realizadas nos mercados de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e de São José, no centro do Recife.
De acordo com informações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, as balanças foram apreendidas "por não apresentarem a portaria de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)". O que, segundo o órgão, "não garantiam a segurança na pesagem".
A ação também teve fim educativo para com os comerciantes dos mercados localizados na Região Metropolitana do Recife. “Muitas vezes as pessoas acham que numa feira, num mercado, não acontecem irregularidades, mas, infelizmente, encontramos balanças adulteradas, produtos vencidos e tudo isso coloca em risco a saúde da população e o consumidor não sabe se está pagando pelo que comprou”, declara Pedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos.