60% dos brasileiros farão compras no Dia dos Namorados

O gasto médio deve ser 27,5% menor do que em 2018

seg, 10/06/2019 - 18:01

Seis em cada dez consumidores (63%) vão presentear alguém no Dia dos Namorados, o número representa aproximadamente 98,7 milhões de brasileiros. A expectava é que 12,53 bilhões de reais sejam injetados na economia do país. Os dados são de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

Em relação ao ano passado, houve queda de 27,5% do valor que o consumidor pretende desembolsar com os presentes. Entre os entrevistados, 56% têm a percepção de que os produtos estão mais caros, outros 38% acreditam que os valores estão na mesma faixa de preço e apenas 5% disseram que os produtos estão mais baratos.

O levantamento aponta que 47% das pessoas farão compras no Dia dos Namorados porque consideram importante trocar presentes nessa data. “O país ainda vive os efeitos de um quadro com altos níveis de desemprego e orçamento apertado. Embora para muitos consumidores o momento seja de conter os gastos, esta é uma data importante, em que o ato de presentear acaba sendo uma demonstração de afeto”, ressalta o presidente da SPC brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Quando o assunto é impressionar a pessoa amada, alguns consumidores vão além dos limites e ignoram compromissos financeiros já assumidos. Três em cada dez (33%) entrevistados pretendem comprar presentes mesmo tendo contas atrasadas para pagar. Entre esses, 69% estão com o CPF negativado e 7% deixarão de pagar alguma conta para comprar o presente. Entre as pessoas ouvidas para a pesquisa, 30% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores