Oposição do Sindicato dos Rodoviários fecha via no Recife

Trânsito está travado no cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, na área central da capital

sex, 14/06/2019 - 11:15

Por volta das 10h45 desta sexta-feira (14), integrantes da oposição do Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana interditaram o cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, na área central do Recife. O protesto faz parte das mobilizações no dia da Greve Geral.

O pequeno grupo que fecha o cruzamento neste momento também impediu ônibus de deixarem as garagens mais cedo. “Essa reforma [da Previdência] vai tirar o direito desses trabalhadores se aposentarem”, diz Aldo Lima, liderança da oposição CSP Conlutas. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está no local.

A deputada Jô Cavalcanti (PSOL), das Juntas, também está presente na manifestação. "Nenhuma reforma sem diálogo é viável para o trabalhador", afirmou a parlamentar. Entre os usuários de ônibus, há apoiadores e os que discordam do protesto. "Não esperava que os ônibus iriam parar, mas apoio a manifestação porque a aposentadoria é um direito nosso. Isso é para o bem de todos", disse a ambulante Maria do Carmo, que estava em um ônibus parada na Avenida Guararapes. Já o aposentado Marlone Mendes discordava. "Eu não sei nem o que eles tão manifestando. Se era para protestar, não deveria ter saído da garagem. Você pensa que vai voltar para casa e não tem condição", criticou.

O ato também foi levado para o outro lado da Ponte Duarte Coelho, na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista. Uniram-se ao protesto o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (Sintraci). Eles atearam fogo em pneus. Houve um princípio de tumulto entre manifestantes e transeuntes.

COMENTÁRIOS dos leitores