Comerciantes da praia sofrem prejuízo por causa do óleo

No Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, o óleo que atinge as praias frustrou os vendedores no Dia do Comerciário

por Jorge Cosme seg, 21/10/2019 - 12:16

O Dia do Comerciário, comemorado nesta segunda-feira (21), é esperado com muita expectativa pelos comerciantes do litoral pernambucano. No Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, o óleo que atinge as praias frustrou os vendedores.

Em uma data como esta, Janaína Monteiro estaria atendendo de dez a 15 clientes em sua barraca na Praia de Itapuama por volta das 11h. Hoje, atendeu apenas um. "A gente se organiza para essa data e se depara com essa situação", lamenta.

Ela destaca, entretanto, que o prejuízo financeiro vem em segundo plano. "O que mais dói é o desastre ambiental, o mar desse jeito, o impacto na natureza", diz.

Tiago Alves tem uma barraca na Praia de Itapuama há nove anos e nunca havia enfrentado situação mais crítica no local. "Isso pode manchar a imagem da praia. Ela nunca foi imprópria para banho, nunca teve ataque de tubarão, é limpa. É muito procurada. E agora pode ser considerada imprópria por causa disso", opina Alves.

Ele também havia feito reposição de material e não esperava a chegada do óleo.  "Como já havia passado aqui antes e seguido, a gente não achava que fosse voltar. Fomos pegos de surpresa."

A Secretaria de Meio Ambiente em Pernambuco confirmou cinco praias atingidas nesta segunda-feira: Paiva, Pedra do Xaréu, Gaibu, Itapuama, no Cabo, e Praia de Sirinhaém, em Sirinhaém. Não foram visualizadas novas manchas nos estuários dos rios.

Estão sendo monitorados pelo governo os rios Persinunga, Una, Formoso, Masangana, Maracaípe, Sirinhaém e Jaboatão. Houve a implantação de barreiras nos estuários dos rios Persinunga, Una, Mumucabas e Maracaípe. 

LeiaJá também

--> Prefeita é vaiada em praia atingida por óleo em PE

--> Moradores e trabalhadores lutam contra óleo no Cupe

--> Óleo chega às praias de Maracaípe e Serrambi

--> FOTOS: A luta contra o óleo no litoral sul de Pernambuco

--> Praias do Cabo voltam a ser atingidas por óleo

--> Sem proteção, moradores do Cabo põem as mãos no óleo

--> Crianças também se voluntariam para coletar óleo da praia

 

COMENTÁRIOS dos leitores