Barcarena celebra 60º Círio de Nazaré neste fim de semana

Em tradicional manifestação de fé, comunidade católica homenageia a Virgem Maria. Festividade terá mobilização para levantar Santuário Paroquial.

sex, 08/11/2019 - 14:15
Divulgação Círio de Barcarena: cartaz mostra a imagem da Virgem Divulgação

O fim de semana será de festa em Barcarena, nordeste do Pará. O município celebra seu 60º Círio de Nossa Senhora de Nazaré prometendo levar milhares de fiéis às ruas da cidade. 

A programação começou em outubro, com as visitas das imagens peregrinas aos lares dos católicos barcarenenses. Os órgãos públicos também receberam a santa. Mas é neste fim de semana que as principais romarias da festa acontecem.

A programação começou com a apresentação do manto, em 7 de novembro, no Centro de Eventos. Nesta sexta-feira, dia 8, às 18 horas, sai a procissão rodoviária rumo à comunidade do Cafezal. 

No sábado, dia 9, é dia de romaria fluvial, com saída da comunidade Piramanha Baixo, até a orla de Barcarena. À noite, às 19 horas, a trasladação sai do Centro de Eventos rumo à comunidade São Pedro, de onde no dia seguinte, no domingo, sai o Círio 2019, às 6 horas pelas ruas da cidade.

O primeiro círio foi em 1959, a partir da devoção que uma família tinha na cidade pela Virgem de Nazaré. Por anos a procissão saía da comunidade do Cafezal e a imagem peregrina era conduzida num carro de boi. 

Em seguida a devoção passou para a sede da cidade, com a construção da Igreja Matriz na década de 60. Nos dias atuais a Paróquia São Francisco Xavier vive uma festividade diferente, sem a presença da Igreja Matriz, que precisou ser demolida em 2018 por risco de desabamento. As atividades religiosas ocorrem ao lado do que era a igreja, agora no Centro de Eventos paroquial. 

Na festividade 2019, com o tema “Alegra-te, cheia de graça. O senhor é contigo”, a Igreja busca recursos para reconstruir aquilo que será, por anúncio do bispo de Abaetetuba, um Santuário Paroquial à Nossa Senhora de Nazaré. Sem espaço para celebrar o religioso e o cultural ao mesmo tempo, uma estrutura de ferro e lona foi montada na avenida Cronje da Silveira.

A festividade deste ano conta com vários momentos especiais, como o concurso de redação que chegou em 2019 à sua 5ª edição. A prova premia os três primeiros colocados de três categorias de estudantes de escolas públicas e privadas de Barcarena. No sábado da festa, dia 16, pela manhã, ocorre o Círio Mirim, às 7h no Centro de Eventos; e pela tarde a Romaria da Juventude, às 14h na comunidade Nossa Senhora Aparecida. Algo inédito neste ano é a corrida e caminhada do círio, no domingo, dia 17, às 6h. O evento busca arrecadar fundos para a construção da nova Igreja Matriz. Pela noite do domingo, às 19h, missa de encerramento da festa. Na segunda, dia 18, às 19h, também no Centro de Eventos, missa do recírio.

Serviço

Círio 2019 em Barcarena.

Data: 10 de novembro de 2019. Hora: 6h.

Local: saindo da comunidade São Pedro, na Jaime Dias, esquina com Cantídio Nunes, Bairro Novo.

Por Jhonata Chaves.

 

COMENTÁRIOS dos leitores