Na Black Friday, compra só é feita se o desconto for bom

32% dos consumidores pretendem antecipar as compras de presentes de Natal nesta sexta-feira

por Daiane Crema ter, 26/11/2019 - 14:14
Pixabay Um dos produtos mais procurados pelos consumidores nesta Black Friday são as roupas Pixabay

Na próxima sexta-feira (29) acontece a 10ª edição da Black Friday no Brasil. A data já virou uma das mais aguardadas entre os comerciantes e consumidores, o que faz com que muitos clientes fiquem mais atentos e evitem ser enganos com falsas promoções.

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 39% dos brasileiros só pretendem adquirir algum produto se as ofertas realmente valerem a pena. Já 50% dos consumidores têm intenção de fazer compras na Black Friday, independente do desconto apresentado.

A pesquisa também mostra que 91% dos consumidores planejam pesquisar os preços antes de adquirir algum produto, para confirmar se o que desejam comprar realmente está em promoção. Para 76% dos entrevistados que vão participar da Black Friday, a data é uma oportunidade de adquirir itens que estejam precisando com preços mais baixos. Além disso, 32% dos consumidores pretendem antecipar as compras de presentes de Natal nesta sexta-feira (29).

Entre os produtos mais procurados pelos consumidores este ano, 36% dos brasileiros mencionaram vestuário, em seguida os eletrodomésticos (31%), enquanto os smartphones estão na intenção de compra de 28% dos brasileiros. Sobre os lugares onde o público planeja realizar as compras, as lojas online são a preferência entre 77% dos consumidores, em seguida as lojas físicas, com 54%.

Como muitos consumidores buscaram economizar para aproveitar a Black Friday, o levantamento aponta que 68% evitou fazer algum tipo de compra em outubro e nas três primeiras semanas de novembro, pois 44% pretendem comprar durante esta semana, enquanto 27% irão comprar apenas na sexta-feira.

COMENTÁRIOS dos leitores