Óleo em PE: peixes podem ser consumidos, mas com ressalvas

Análises foram realizadas pelo Governo de Pernambuco, em parceria com universidades

por Jameson Ramos ter, 03/12/2019 - 16:50
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Peixes podem ser consumidos, mas com ressalvas Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Três meses depois do desastre ambiental causado com o derramamento de óleo no Nordeste, as análises dos pescados e frutos do mar de Pernambuco atestaram a segurança do consumo desses alimentos. As exceções são o xaréu e a sapuruna, que apresentaram níveis de toxicidade equivalentes ou superiores aos determinados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As análises foram realizadas pelo Governo de Pernambuco, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UGPE) e a Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Até o momento, 55 amostras das 94 enviadas a PUC foram examinadas.

Segundo a professora do Departamento de Biologia da UFRPE, Karine Magalhães, coordenadora da equipe técnica do grupo de trabalho de análise dos pescados, em relação às duas espécies que apresentaram índices superiores aos estabelecidos pela Anvisa, serão realizadas novas coletas nas proximidades da Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, local onde os peixes contaminados foram pescados. 

"Essa contaminação pode ter sido pontual. Nesse caso, a indicação é voltar para essas localidades, coletar novas amostras para realizar novas análises e avaliar a evolução do quadro", explica Karine. A professora salienta que a expectativa é que o próprio metabolismo desses peixes se livrem das contaminações provocadas pelo petróleo. O tempo para isso depende de cada espécie. 

As amostras envolvem todas as colônias do litoral de Pernambuco onde os principais peixes consumidos no estado são pescados. As novas análises devem ser divulgadas ainda neste mês de dezembro.

Confira as espécies marinhas analisadas: Ariocó, Boca Torta, Budião, Carapeba, Cavala, Cioba, Coró, Manjuba, Sapuruna, Saramunete, Serra, Tainha, Xaréu, Camarão Rosinha, Camarão Sete Barbas, Marisco, Ostra e Sururu.

COMENTÁRIOS dos leitores