13 milhões de brasileiros ainda farão compras de Natal

A esperança de encontrar alguma promoção é a principal justificativa entre os consumidores

qua, 18/12/2019 - 18:07

Em menos de uma semana para o Natal, muitos brasileiros ainda não fizeram suas compras. Com isso, nos próximos dias, as lojas e shoppings prometem receber um grande número de consumidores. Em um levantamento feito pela Confederação nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a expectativa é de que 13,2 milhões de brasileiros devem ir às compras em cima da hora. O que corresponde a 10% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém no Natal.

A esperança em encontrar alguma promoção nas lojas (48%) é a principal justificativa dos consumidores para postergar as compras. Enquanto 20% estão à espera do pagamento da segunda parcela do 13º salário. Já 11% dos consumidores admitem ter uma falta de organização para a tarefa.  

Segundo a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, deixar as compras para a última hora faz com que o consumidor não pesquise direito os valores dos produtos. Ela ensina que o ideal é preparar uma lista com os itens de compra, estipular um valor a ser gasto e sair de casa com o dinheiro exato. “A pressa é inimiga do planejamento financeiro. Na correria para garantir todos os itens da lista e não deixar ninguém sem presente, muitas pessoas acabam recorrendo ao parcelamento de maneira impensada ou compram o produto na primeira loja que visitam”, explica.

Mesmo com muitos consumidores que ainda pretendem comprar antes das festas, há 3% dos entrevistados que vão adiar as compras para janeiro, na esperança de aproveitar as liquidações de início de ano.

COMENTÁRIOS dos leitores