Tipos de tributos: Conheça quais são eles

As taxas são determinadas pelo artigo 77° do CRN e são correlacionadas com os serviços públicos, como, emissão de documentos

qui, 16/01/2020 - 13:10

Antes de conhecer os tipos de tributação, vamos especificar o que realmente significa essa ação, nada mais é que os pagamentos obrigatórios que são exigidos por lei, como, os impostos, contribuições e taxas.

A constituição federal de 1988, estabelece esses tipos de modalidades tributárias como pagamento obrigatório, mas caso precise de ajuda ou sinta dificuldade de entender sobre esse assunto, converse com um advogado tributarista.

As taxas são determinadas pelo artigo 77° do CRN e são correlacionadas com os serviços públicos, como, emissão de documentos. Podendo ser criadas pelas três esferas do governo e não podendo ter como base os mesmos cálculos dos impostos.

Os tributos são os pagamentos obrigatórios que a lei exige, como, impostos, taxas, empréstimos compulsórios ou contribuições de melhorias. São baseadas nas leis tributárias da legislação federal, nacional, municipal e cada estado tem a sua legislação.

Por isso, as empresas devem ter atenção especial com as alíquotas internas de algum estado e realizar a contratação de uma empresa especializada em direito empresarial e direito tributário em Salvador.

Os temidos impostos são cobrados e nem percebemos, o artigo 16º do CTN não dá o direito de escolha de pagamento dos impostos, somos obrigados e é efetuado em todo e qualquer serviço contratado sendo ele rendimento ou consumo e possui a finalidade de sustentar os atendimentos públicos, como, saúde, transporte e educação.

Como pagar menos impostos na minha empresa

Existe uma prática contábil que se chama elisão fiscal ou planejamento tributário que ajuda a empresa pagar menos impostos, mas que mesmo assim, continue dentro da lei.

Faça um planejamento dos gastos operacionais e pessoais, margem de lucro e expectativa de faturamento, além de economizar, você consegue se assegurar financeiramente e estruturar sua empresa de uma forma correta e dentro da lei.

Para que sua empresa não pague mais do que deveria estar pagando, verifique qual o planejamento tributário está sendo aplicado, como, por exemplo, lucro presumido, lucro real ou simples nacional.

Alguns programas governamentais têm o objetivo de reduzir impostos empresariais caso a empresa contribua com a região ou apoie programas de responsabilidade social como forma de desenvolvimento do local.

Peça ajuda para um advogado especialista em direito empresarial para te auxiliar e explicar todas as vias que pode seguir para nunca pensar em sonegar impostos como forma de economia, e sim realizar o pagamento através de um planejamento tributário.

O direito empresarial em Salvador é uma das alternativas de ajudar a empresa financeira e operacionalmente para que a empresa não sofra com atitudes que poderiam prejudicar a estrutura do seu negócio.

COMENTÁRIOS dos leitores