Cruzeiro atracado no Recife tem segundo caso de Covid-19

A esposa do turista canadense, que já havia sido diagnosticado com o novo coronavírus, seria a paciente infectada

por Victor Gouveia ter, 17/03/2020 - 09:46
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Os demais navegantes aguardam por aeronaves para deixar a embarcação Júlio Gomes/LeiaJáImagens

A segunda confirmação do novo coronavírus dentro do cruzeiro atracado no Porto do Recife foi confirmada pela Secretaria de Saúde (SES). Com 318 passageiros e 291 tripulantes, a embarcação vinda de Salvador, na Bahia, já havia registrado um caso e estava isolada na capital pernambucana desde a última quinta-feira (12).

A SES não forneceu muitos detalhes do novo paciente alegando fazer parte do protocolo e de um acordo com a empresa bahamenha, responsável pelo navio Silver Shadow. Após o diagnóstico de um turista canadense, de 78 anos, as informações apontam que o novo caso seria de sua esposa, que não teve a idade revelada e seguiu para isolamento após a transmissão por contato.

Remoção do cruzeiro - Com a circulação do Covid-19 na embarcação, os demais navegantes tiveram o acesso restrito às cabines e áreas comuns. O Governo de Pernambuco aponta que realizou reuniões com o Ministério da Saúde, Marinha e representantes das embaixadas para encontrar uma maneira segura de retorno dos passageiros e tripulantes do cruzeiro aos seus países de origem. Dois aviões são aguardados e a expectativa é que a retirada seja feita nesta quarta-feira (18).

"É uma operação feita e coordenada em várias mãos. Vai caber a nós junto da Anvisa fazer o transporte [dos presentes] do cruzeiro até o avião. A gente está organizando esse translado com os órgãos competentes [...] A gente ainda não tem a confirmação do voo, mas tão logo esteja aqui estamos preparados para fazer essa remoção com segurança", informou o secretário de Saúde André Longo.

COMENTÁRIOS dos leitores