Covid19:psicólogos oferecem acompanhamento online gratuito

Em tempos de quarentena, é imprescindível cuidar da saúde mental. Plataformas e profissionais da área da psicologia estão se mobilizando para atender à distância

por Paula Brasileiro sex, 20/03/2020 - 12:26
Pixabay Em tempos de quarentena, sintomas de ansiedade podem aparecer ou até mesmo se agravar Pixabay

A pandemia do coronavírus tem colocado boa parte do mundo em quarentena. Por ter um alto nível de transmissão, o isolamento social se faz primordial para a contingência do vírus e ficar dentro de casa  tem sido a recomendação maior dos órgãos de saúde. No entanto, o isolamento pode ter consequências sérias, não só na economia mas, também na saúde emocional. Atentos a esse problema, profissionais de psicologia estão reforçando orientações e atendimentos, ainda que à distância, para manter a saúde mental da população em dia. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Em pesquisa recente, identificou-se uma verdadeira epidemia de ansiedade em solo nacional com 18,6 milhões de brasileiros convivendo com tal transtorno. Esse número pode aumentar diante de uma crise como a do coronavírus, como explica a psicóloga clínica e hospitalar, Eliane Lima: "A saúde mental (das pessoas) já está sendo afetada com essa pandemia porque somos seres sociais, naturalmente somos programados para viver com os outros, não isolados. Então, quando se impõe um isolamento, mesmo que seja como uma forma de prevenção, a tendência é a gente burlar isso". 

Diante da orientação de restringir o convívio social, os atendimentos psicológico online surgem como uma solução para pacientes e médicos. Essa modalidade de acompanhamento já é praticada por profissionais da área, para pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção ou outras condições que as impossibilite de ir até um consultório. Para aumentar a possibilidade desses atendimentos, em tempos de quarentena, o Conselho federal de Psicologia autorizou as consultas online dispensando, nos meses de março e abril, o cadastro no e-Psi - plataforma  para psicólogos que atendem à distância. 

Segundo Eliane, uma situação de crise como a atual pode desencadear o  aumento da ansiedade agravando os sintomas de quem já convive com o transtorno e levando pessoas que nunca sofreram com esse tipo de problema a desenvolvê-lo. Ela ratifica a importância de se procurar um acompanhamento profissional e evitar a automedicação com antidepressivos e ansiolíticos. "Um psicólogo pode ajudar a atravessar esse momento de crise sem precisar se apoiar em meios artificiais. Existem muitos profissionais que estão oferecendo atendimento online".

Algumas plataformas de atendimento psicológico à distância também estão intensificando seus serviços. O site A Chave da Questão está disponibilizando atendimento gratuito para assinantes e não assinantes. A página oferece orientação online, grupos públicos e privados de discussão e acesso direto aos 11 profissionais da área cadastrados. Para solicitar atendimento é preciso fazer uma inscrição prévia. Um outro canal, o Vittude, também está oferecendo orientações, atendimento remoto e um ‘Diário da Quarentena’ com conteúdos sobre saúde emocional e bem-estar. 

Além disso, há outras alternativas para cuidar da saúde mental mesmo confinado em casa, como indica a psicóloga Eliane. "Há uma enxurrada de informações durante o dia inteiro, é preciso tomar cuidado com as fake news, é muito danoso para saúde mental você ficar propagando fake news. Então, é bom dar um tempo nas notícias, não é preciso passar o dia inteiro exposto a elas. Também não faz bem você ficar disseminando negativismo em cima das notícias. Se a gente está numa pandemia, todo mundo está sendo afetado e com medo, propagar o medo é péssimo. O legal de se fazer é você fazer uma live com seus amigos, pela internet, ligar para alguém, conversar. Dentro de casa fazer coisas que você gosta, como cozinhar, fazer cursos online que estão sendo disponibilizados. Fazer coisas que lhe façam bem e não achar que a todo custo vai pegar o novo coronavírus. Eu acredito que em quanto mais a gente fizer isso mais em breve a gente vai ter superado juntos essa situação".  

Profissionais da saúde

Na linha de frente do combate à pandemia do Covid-19, os profissionais da área da saúde também precisam redobrar a atenção em relação à sua saúde emocional. Médicos, técnicos de enfermagem enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que não podem se isolar, devem buscar apoio nesse momento. "Existe uma rede de atendimento online a esses profissionais pelo SUS e é muito importante", diz Eliane. 

COMENTÁRIOS dos leitores