Passageiros de navio no Recife começam a ser transportados

Traslado de 200 passageiros e tripulantes do Silver Shadow será feito na tarde desta sexta-feira (20)

por Katarina Bandeira sex, 20/03/2020 - 15:06
Júlio Gomes/ LeiaJá Imagens Outros 400 tripulantes e passageiros devem permanecer em quarentena, dentro do navio Júlio Gomes/ LeiaJá Imagens

O Governo do Estado de Pernambuco anunciou a saída do primeiro comboio, com 25 passageiros, do cruzeiro que se encontra em quarentena no Porto do Recife, desde o dia 12 de março. Os ocupantes do navio de bandeira bahamenha irão diretamente para o Aeroporto Internacional do Recife, onde devem embarcar em aviões com destino aos seus países de origem. 

A operação terá início às 15h45 e será coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS). Estão envolvidos 120 profissionais de diversos órgãos federais, estaduais e municipais. Ao todo, serão 205 ocupantes do cruzeiro transportados nesta sexta-feira (20). As outras 400 pessoas devem sair nos próximos dias. 

Após dois passageiros - um homem de 78 e sua esposa, naturais do Canadá, terem sido diagnosticado com o COVID-19 e transportados para um hospital da capital pernambucana, nenhum dos outros ocupantes do navio apresentou qualquer sintoma de doença infectocontagiosa. 

A volta para casa

Estão programados dois horários de saída do Porto do Recife. O primeiro, às 15h45 (com 25 pessoas) e outro às 20h (com 180 pessoas). Ao todo, estão mobilizados cinco ônibus e três caminhões de carga, sendo o primeiro contingente a deixar o navio em uma operação que terá três etapas. 

A primeira fase será a avaliação clínica dos ocupantes feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As ações de imigração serão realizadas na própria embarcação para que o embarque na aeronave tome o menor tempo possível. e envolva o menor contato possível entre os envolvidos. De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, as áreas por onde vão passar os ocupantes do navio são exclusivas e serão esterilizadas antes e depois de cada procedimento. 

A segunda parte da intervenção é a entrada das 25 pessoas no ônibus, que os encaminhará ao aeroporto. O motorista do veículo contará com todo o equipamento de proteção individual. As bagagens serão levadas em caminhão de carga, também seguindo todo o protocolo de desinfecção determinado pelas autoridades sanitárias. Os veículos terão escolta e batedores para liberar o caminho e a estimativa é que o trajeto dure entre 12 e 15 minutos.

Por fim, a terceira e última etapa da operação será o embarque no Aeroporto Internacional do Recife. Ainda de acordo com comunicado enviado pela SDS, os ônibus e caminhões deverão entrar diretamente na pista para seguir em direção à aeronave, um táxi aéreo, fretado pela empresa de cruzeiros proprietária do Silver Shadow em parceria com embaixadas e consulados dos países de origem dos passageiros e tripulantes do navio

As 25 pessoas embarcam com destino a Santiago, capital do Chile. Parte dessas pessoas viajará, de lá, para a Austrália e a Nova Zelândia. As etapas serão repetidas às 20h, quando o segundo comboio será deslocado. Entre os 180 ocupantes da embarcação, estão britânicos e cidadãos de outras nacionalidades.  O voo tem como destino o Reino Unido e Europa.

Paciência é uma virtude

Segundo a SDS os outros 400 tripulantes e passageiros que permanecem em quarentena dentro do navio, no Porto do Recife, ainda precisarão esperar um pouco mais. As autoridades pernambucanas estão aguardando a conclusão das negociações entre embaixadas, consulados e a Silversea Cruises para poder realizar o procedimento de resgate. No total, as 605 pessoas que estão no Silver Shadow desde a semana passada são de 18 nacionalidades.

COMENTÁRIOS dos leitores