Paraenses relatam como vivem a pandemia em outros Estados

Quarentena muda rotinas. Contato com familiares pela internet ajuda a tranquilizar quem mora fora de Belém.

seg, 06/04/2020 - 17:14

Embed:

O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (6), que o Brasil tem 12.056 casos confirmados de covid-19, com 553 mortos. Em apenas uma semana, as mortes quadruplicaram.

Segundo o Ministério, o Estado de São Paulo é o que lidera os casos da doença causada pelo novo coronavírus. Paraense que mora na capital paulista, a universitária Ana Elisa Alves relata como está enfrentando a quarentena. 

Ana Elisa Alves vive em São Paulo com a mãe desde setembro de 2019, e nunca imaginava que o vírus chegaria ao Brasil. Quando apareceu a primeira suspeita, achou que seria um caso isolado, mas com o aumento pôde compreender a proporção da situação. “O meu medo não é nem por mim, e sim pela a minha mãe, que tem 58 anos”, diz. “Saímos apenas para comprar o necessário, manter dois metros de distância em qualquer fila e quando voltamos para a casa, lavamos bem as mãos e usamos álcool gel. Estamos seguindo ao máximo todas as recomendações”, complementa.

“Quase tudo se encontra fechado. A minha faculdade parou e estamos tendo aula on-line”, afirma Ana Elisa sobre a mudança de rotina.

Com a maior parte da família em Belém do Pará, Ana ameniza a saudade por rede social. “Falo com eles todos os dias por videochamada", afirma. “Remarquei a minha viagem do dia 4 de abril para não colocar a saúde da minha família em risco, principalmente do meu pai, que tem mais de 60 anos e é hipertenso”, completa a universitária.

O Rio de Janeiro é o segundo no ranking dos Estados com mais infectados por covid-19, segundo o Ministério da Saúde. A paraense Raquel Magalhães, que mora na cidade do Rio há 29 anos, diz que conversa todos os dias com os familiares de Belém e se certifica de que todos estão ficando em casa. “Meu marido tem trabalho de home office e minha filha está em casa. Eu sou a única que saio de casa para fazer as compras essenciais, ando somente pelo o meu bairro e evito aglomerações”, relata Raquel sobre os cuidados.

O Paraná registrou, no último domingo (5), 445 casos de covid-19 e 10 mortes, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Em Curitiba, os primeiros casos de coronavírus foram registrados no dia 11 de março. A primeira morte foi confirmada nesta segunda-feira (6).

De acordo com o Dário Ramos, paraense, universitário, que há dois meses mora em Curitiba com a mãe e o irmão, assim que foi noticiado o primeiro caso houve uma proposta de isolamento social pela prefeitura e Estado. “As escolas foram fechadas, o comércio também fechou e cidade parou”, informou. “A prefeitura fechou os parques, que é o principal ponto de aglomeração de pessoas aos finais de semana. Não tem o que fazer além de ficar dentro de casa”, disse.

Por Amanda Martins.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores