SP: nove em cada dez médicos não testaram para Covid-19

Segundo pesquisa, só 15,5% dos médicos se consideram capazes de atender pacientes com sintomas da doença

por Alex Dinarte ter, 28/04/2020 - 15:29

Uma pesquisa da Associação Paulista de Medicina (APM) em parceria com a plataforma SurveyMonkey apresenta dados preocupantes. De acordo com o levantamento, dez entre nove médicos atuantes nos centros clínicos do estado de São Paulo não fizeram teste de diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19).

Dos entrevistados, 65% atuam em hospitais que recebem pacientes infectados com a doença. O estudo ouviu 2.323 profissionais entre a segunda e a terceira semana deste mês de abril. Na pesquisa, 35% dos médicos ainda afirmaram ter doenças crônicas como hipertensão, diabetes, além de problemas respiratórios ou cardiovasculares. Segundo as autoridades de saúde, esses quadros podem inserir os entrevistados no grupo de maior risco em relação ao contágio por Covid-19.

Outro panorama alarmante da pesquisa aponta para a incapacidade dos clínicos no atendimento aos infectados pelo vírus causador da pandemia. No levantamento, foram apenas 15,5% os entrevistados que se consideraram aptos a atender pacientes com sintomas leves ou graves. Já em relação ao ambiente de trabalho, 76,3% dos médicos afirmaram que se sentem apreensivos pelo risco de contrair a doença.

Sobre a falta de itens necessários para o combate ao vírus nos hospitais, os participantes do estudo citaram, em maior número, as máscaras cirúrgicas (N95, PFF2 e similares) e a escassez de testes de diagnósticos de Covid-19.

COMENTÁRIOS dos leitores