Covid-19: vacina de Oxford será produzida em larga escala
Empresa anglo-sueca AstraZeneca fabricará dois bilhões de doses
A indústria farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca anunciou, neste sábado (13), que irá produzir dois bilhões de unidades da vacina para Covid-19 que está sendo produzida pela universidade de Oxford, na Inglaterra. As doses ainda estão sendo testadas em humanos, mas pesquisadores se mostram otimistas quanto a seu sucesso em prevenir a doença.
O presidente da empresa na Itália, Lorenzo Wittum, reconhece que a vacina pode não funcionar, mas garante que fornecerá até 400 milhões de doses da vacina aos países europeus e que pretende aumentar sua capacidade de produção em âmbito global, para oferecê-la de forma ampla e sem fins lucrativos. “A AstraZeneca se comprometeu a garantir a produção de 2 bilhões de doses em escala global de uma vacina que já está em fase experimental em seres humanos”, afirmou.
A terceira fase do ensaio clínico será realizada em parceria com o Brasil, através da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A AstraZeneca se coloca “aberta à colaboração com outras empresas para respeitar seu compromisso de apoiar o acesso à vacina sem nenhum lucro durante a pandemia”.