Campanha alerta para a incidência do câncer de rim

Dia 18 de junho é data escolhida para a conscientização sobre a doença. Atividade física tem ação decisiva na prevenção.

seg, 15/06/2020 - 18:16

Embed:

Junho é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de rim. Grupos de pacientes se organizaram, em vários países, e formaram uma rede global independente – o International Kidney Cancer Coalition (IKCC) – para potencializar a difusão de informações sobre a doença. Este ano, o dia 18 de junho foi escolhido como o Dia Mundial do Câncer de Rim. O tema deste ano é "Precisamos falar sobre atividades físicas".

O objetivo é incentivar pacientes, cuidadores, familiares, amigos e profissionais da saúde a promover conhecimento, como uma das formas mais eficazes de diminuir as taxas preocupantes do câncer renal. Esse tipo de tumor é o 12º mais comum, responsável por cerca de 3% dos casos de câncer no mundo. Apesar da baixa incidência, o índice de mortalidade é alto, cerca de metade dos pacientes.

Estudos mostram que ser fisicamente ativo reduz o risco de câncer de rim em até 22%. Se você já tem câncer de rim, mesmo uma atividade física moderada pode ajudar nos resultados do tratamento em até 15%, assim como reduzir potenciais efeitos causados pelo câncer, como fadiga, ansiedade, depressão, além de melhorar a qualidade de vida.

O problema é que três em cada quatro pacientes de câncer de rim não estão praticando atividades físicas. A Academia Americana de Medicina Esportiva e a Sociedade Americana de Câncer recomendam 150 minutos por semana de atividades físicas moderadas, o que corresponde a uma caminhada de 50 minutos, três vezes por semana.

Em 2019, no Brasil, foram registrados 6.500 novos casos de câncer renal, com 3.400 mortes decorrentes da doença. Outra peculiaridade é a incidência por gênero. O câncer de rim é aproximadamente duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres.

Fatores como idade avançada, tabagismo, obesidade, histórico de doença renal (como cálculo ou cisto) são considerados de risco. O câncer de rim é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas em suas fases iniciais.

O supervisor de vendas Marcos Alexandre Salgado foi surpreendido com o diagnóstico de câncer de rim. Em setembro do ano passado, ele percebeu que havia sangue na urina. Procurou logo os médicos e fez exames. A tomografia mostrou um tumor de 16 cm. Em novembro, Marcos foi operado para a retirada do rim esquerdo.

Em março deste ano, começou o tratamento com imunoterapia. “Descobrir o câncer desse jeito, por acaso, foi um susto, mas estou bem. Não deixo a doença me abalar”, garante Marcos.

Assim como acontece com vários outros tipos de tumor. O diagnóstico precoce é uma arma poderosa no combate ao câncer renal. As chances de cura, quando a doença é descoberta no início, podem ser superiores a 90%.

Com apoio do Centro de Tratamento Oncológico (CTO).

COMENTÁRIOS dos leitores