Expedição descobre novo tipo de 'barata do mar' gigante

A escolha do termo gigante como nome de tipo refere-se ao tamanho do corpo, que pode atingir tamanhos acima de 15 centímetros na idade adulta

qua, 22/07/2020 - 12:31
Reprodução/lipi.go.id Bathynomus tem 7 pares de pernas e 5 pares de nadadeiras Reprodução/lipi.go.id

Pesquisadores do Instituto Indonésio de Ciências (LIPI) decobriram um novo tipo de ‘barata do mar’ gigante (Bathynomus giganteus). O novo espécime foi encontrado no Estreito de Sunda e ao sul da ilha de Java, a uma profundidade entre 957 e 1.259 metros abaixo do nível do mar.

A descoberta desse novo tipo de crustáceo foi publicada na revista ZooKeys, no último dia 8 de julho e é considerada uma conquista científica importante. "A descoberta de novas espécies é uma grande conquista de um taxonomista, especialmente espécies espetaculares em termos de tamanho e até do ecossistema em que as espécies foram encontradas", explicou o Chefe Interino da Divisão de Zoologia do Centro de Pesquisa Biológica do LIPI, Cahyo Rahmadi.

A escolha do termo gigante como nome de tipo refere-se ao tamanho do corpo, que pode atingir tamanhos acima de 15 centímetros na idade adulta. "Seu tamanho é realmente muito grande e ocupa a segunda maior posição do gênero Bathynomus", explicou a pesquisadora do Centro de Pesquisa em Biologia do LIPI, Conni Margaretha Sidabalok.

Conni explicou que estudos anteriores descobriram cinco tipos de Bathynomus na categoria de super gigante no Oceano Índico e no Pacífico. "A descoberta do primeiro Bathynomus do fundo do mar na Indonésia é muito importante para a pesquisa taxonômica em crustáceos do fundo do mar, dada a escassez de pesquisas semelhantes na Indonésia", disse Conni.

Morfologia do novo Bathynomus

O novo Bathynomus gigante tem um corpo plano e duro, embora não tenha uma carapaça ou casca dura que proteja os órgãos internos do corpo dos crustáceos. Seus olhos são grandes, planos e têm uma distância suficientemente grande entre os dois. Os órgãos da cabeça são um par de antenas longas, um par de antenas curtas no final da cabeça e a boca e os membros modificados para talheres no segmento inferior da cabeça. Bathynomus tem sete pares de pernas e cinco pares de nadadeiras.

Com informações do Instituto Indonésio de Ciências

COMENTÁRIOS dos leitores