Cai o número de pacientes de Covid-19 em UTIs do Recife

São 133 pacientes que estão internados, 48 do Recife e 85 de outras cidades pernambucanas

por Jameson Ramos qui, 06/08/2020 - 15:09
Andréa Rego Barros/Prefeitura do Recife Andréa Rego Barros/Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife registrou nesta quinta-feira (6), a menor quantidade de pacientes internados em leitos de UTI dos hospitais de campanha. São 133 pacientes que estão internados, 48 do Recife e 85 de outras cidades pernambucanas. No início de julho, os leitos de terapia intensiva tinham 189 pessoas em estado grave.

A prefeitura aponta que a redução do número de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (srag) nas UTIs dos hospitais de campanha municipais e o baixo percentual de moradores do Recife são reflexo dos mais de 80 dias de tendência de queda nos indicadores da pandemia na capital pernambucana. Em julho, o Recife foi responsável por apenas 16% de todos os novos casos de Pernambuco. A cidade já chegou a ser responsável, em abril, por 54% dos casos do Estado.

A prefeitura da cidade reforça ainda que o Recife foi a capital brasileira que proporcionalmente abriu mais leitos para pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19. De acordo com levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a capital pernambucana criou 1.155 leitos durante a pandemia, ficando atrás apenas da cidade de São Paulo, que abriu 1.791 leitos. 

Levando em conta o número de habitantes, o Recife criou, proporcionalmente, cinco vezes mais leitos para sua população, já que a capital pernambucana tem 1,6 milhão de habitantes e a capital paulista tem mais de 12,2 milhões de habitantes.

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores