Hospital da Pessoa Idosa é inaugurado no Recife

No entanto, não foi divulgado pela Secretaria de Saúde quando a unidade começará a funcionar

por Jameson Ramos qui, 01/10/2020 - 18:51
Reprodução Hospital foi inaugurado nesta quinta-feira (1º) Reprodução

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (1º), o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI) na avenida Recife, Estância, Zona Oeste da capital pernambucana. A unidade vai oferecer atendimento ambulatorial, exames e leitos para internamento, incluindo UTI. No entanto, ainda não foi divulgado quando o hospital irá começar a funcionar oficialmente.

A Secretaria de Saúde diz que o início dos serviços ocorrerá de forma gradual, seguindo um cronograma de abertura. O começo deve ser com as consultas ambulatoriais, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Já as internações devem funcionar 24h por dia, de domingo a domingo. Lembrando que, não se foi divulgado quando esses atendimentos começarão.

Os pacientes atendidos no hospital serão encaminhados por meio do Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do Recife, através das unidades de saúde da família, centros de saúde, policlínicas e outras unidades da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife.

A Sesau confirma que o hospital conta com 72 leitos, sendo 62 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimentos de média e alta complexidade. A unidade municipal também tem centro diagnóstico e ambulatório com 13 consultórios, onde acontecerão consultas médicas e não médicas, como as de psicologia, enfermagem e farmacêuticas. Há também quatro salas de cirurgia, leitos para recuperação pós-anestésica, salas de curativo e de exames laboratoriais, além de laboratório, farmácia e praça de alimentação.

A Secretaria garante que grande parte dos equipamentos médico-hospitalares foi herdado da rede de hospitais de campanha montados pela Prefeitura do Recife para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. 

Ao todo, serão 500 profissionais, dos quais aproximadamente 70 médicos; mais de 100 outros profissionais de nível superior, como enfermeiros e assistentes sociais, além de mais de 300 profissionais de nível médio e técnico. Todos estão sendo contratados pela Fundação Professor Martiniano Fernandes - organização social responsável por gerir a unidade.

"O Recife tem cerca de 200 mil pessoas idosas que aqui vão poder fazer consultas, exames, cirurgias, receber um tratamento com dignidade e com respeito. A gente está muito feliz, feliz também com a homenagem que aqui é feita ao governador Eduardo Campos que fez muito pela saúde de Pernambuco", disse o prefeito Geraldo Júlio.

COMENTÁRIOS dos leitores