Ursos do Parque Dois Irmãos podem ser transferidos para SP
O motivo da solicitação de transferência é a temperatura elevada do Recife
Os ursos Zé Colmeia e Úrsula, do zoológico Parque Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, podem ser transferidos para um santuário em São Paulo. O motivo para a transferência é a temperatura elevada da capital pernambucana, que seria prejudicial à saúde dos mamíferos. Os ursos-pardos estão sob os cuidados da equipe do parque desde 2003, quando vieram do zoológico de Goiânia.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE), José Bertotti, recebeu a vereadora Goretti Queiroz e o deputado federal Felipe Carreras (PSB), no último dia 20 de outubro para tratar do Parque Dois Irmãos. Na ocasião, a vereadora entregou um documento solicitando a transferência dos ursos para o Rancho dos Gnomos. O gestor do santuário em São Paulo, Marcos Pompeu, também está envolvido nas tratativas.
De acordo com a Semas-PE, o Parque Dois Irmãos mantém relações institucionais com o Rancho dos Gnomos há cerca de um ano. A pasta ressalta, entretanto, que não existe qualquer operação de transferência de animais em curso no momento. Devido à pandemia da Covid-19, estão temporariamente suspensas as destinações de animais vinculadas a projetos de conversação, até as que já estavam previamente acordadas.
A vereadora Goretti Queiroz disse por meio da assessoria ter recebido uma sinalização positiva para a transferência dos ursos. A expectativa é que os animais passem por um processo de adaptação para a caixa de transporte e que a mudança ocorra no decorrer de 2021.