Comunidades indígenas estão reflorestando os Andes

Plantio de queuñas tem o objetivo de reconstituir meio milhão de hectares

por Junior Coneglian qui, 12/11/2020 - 16:50

Os povos nativos do Peru estão plantando queuñas, espécie de árvore nativa da região, que cresce nas áreas mais altas da Cordilheira dos Andes. Adaptadas para viver até 5 mil metros acima do nível do mar, as queuñas já foram devastadas por queimadas e pastagens, mas o projeto “Ação Andina” pretende reflorestar a região.

Anualmente, o festival Queuna Raymi reúne pessoas de todas as idades que sobem as montanhas para realizar o plantio coletivo. A iniciativa foi tão bem recebida que mais de 100 mil árvores queuñas já foram plantadas em um único dia.

A meta é alcançar 1 milhão de hectares preservados, sendo metade com reflorestamento e a outra metade pela proteção da floresta original remanescente em seis países: Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Juntos eles formam a chamada América Andina.

Além do objetivo de preservação ambiental, as queuñas trazem um benefício adicional: elas armazenam grandes quantidades de água, o que contribui para a segurança hídrica das vilas localizadas nas montanhas.

COMENTÁRIOS dos leitores