Pernambuco recebe 10 pacientes com Covid-19 do Amazonas

Seis casos são considerados graves e necessitaram de internação na UTI

por Victor Gouveia dom, 24/01/2021 - 10:08
Andréa Rêgo Barros/PCR Uma mega operação foi montada e os dividiu em dois hospitais do Recife Andréa Rêgo Barros/PCR

Dez pacientes com Covid-19 foram transferidos do Amazonas para Pernambuco na noite desse sábado (23). Nas últimas semanas, o estado nortista sofre com um colapso da rede de saúde, que não possui vagas ou oxigênio nos hospitais. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), eles foram divididos em dois hospitais do Recife.

O voo com os contaminados aterrissou na capital pernambucana por volta das 22h, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma triagem foi realizada com apoio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e 20 ambulâncias remanejaram quatro pacientes para a enfermaria e um para a Unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas, na Zona Oeste, e os outros cinco pacientes para a UTI do antigo Hospital Alfa, na Zona Sul. 

“Esta é uma ajuda humanitária. Os serviços do SUS devem atender a todos os brasileiros, independentemente de serem ou não moradores daquela cidade ou Estado, o que ratifica o preceito da universalidade do nosso sistema de saúde pública [...] Acreditamos que é indispensável a solidariedade entre todos os entes da federação para que possamos salvar mais vidas e trazer esperança para todos neste momento de pandemia”, ressaltou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. O gestor ainda lembrou que 200 concentradores de oxigênio foram enviados à rede hospitalar amazonense

Além da SES e do Samu, a operação envolveu a Central de Regulação do Estado, Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), Hospital das Clínicas, CTTU, Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR), BPTran, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, FAB e White Martins, que está forneceu o oxigênio para a ação.

Tanto os pacientes, quanto as equipes de saúde que os atenderam serão monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde do Recife e do Governo do Estado. Todos farão coleta de swab para posterior sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE.

COMENTÁRIOS dos leitores