“Não pode ficar comprando”, diz Bolsonaro sobre vacina

Presidente disse que busca R$ 300 milhões para desenvolver os imunizantes contra a covid-19 no Brasil

sex, 29/01/2021 - 17:10
Carolina Antunes/PR Presidente elogiou trabalho do ministério da Saúde durante pandemi da covid-19. Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, durante solenidade dos Jogos Escolares Brasileiros, nesta sexta (29), que o país “não pode ficar comprando vacinas se for possível a produção no Brasil”. Na ocasião, o chefe do executivo ainda elogiou o trabalho das pastas de Saúde e Ciência de seu governo durante a pandemia do novo coronavírus, bem como comentou que busca recursos na ordem de R$ 300 milhões para produzir imunizante nacional.

"Talento não falta no Brasil. Nós temos aqui gente que, cada vez mais, nos surpreende em todas as áreas. Um é o Marcos Pontes (ministro da Ciência e Tecnologia), que está quase acertando aí, 300 milhões é grana para burro, não temos orçamento, estamos acertando com uma outra área aí, não vai ser do BNDES, não, fica tranquilo”, colocou Bolsonaro, na presença do presidente do banco, Gustavo Montezano.

O presidente também colocou o fato de já ter vacinas com o prazo de validade para os próximos seis meses como um fator que dificulta a aquisição de novos imunizantes. "Quem diria, né, fazer a nossa vacina. Porque a vacina que está aí, pessoal sabe que a data de validade está em torno de seis meses, e não pode ficar comprando isso, gastando bastante se pode produzir aqui", completou.

COMENTÁRIOS dos leitores