Covid: mulher morre após receber transplante de pulmão

Segundo reportagem da Kaiser Health News, publicada também na NBC, a paciente que recebeu o órgão infectado tinha doença pulmonar obstrutiva crônica

por Julianna Valença ter, 23/02/2021 - 12:59
Pixabay Pulmão já estava infectado pela Covid Pixabay

Um pulmão infectado com o coronavírus foi transplantado para uma mulher, que veio a óbito da doença dois meses depois da cirurgia, em Michigan, nos Estados Unidos. Este foi o primeiro caso de infecção da Covid-19 por um órgão transplantado. Os testes feitos com a doadora haviam apresentado resultados negativos.

Segundo reportagem da Kaiser Health News, publicada também na NBC, a paciente que recebeu o órgão infectado tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e realizou o transplante no Hospital Universitário de Ann Arbor. Três dias após a cirurgia, a mulher começou a apresentar sintomas causados pela infecção do vírus Sars-CoV-2.

Os médicos realizaram um tratamento envolvendo remdesivir e plasma sanguíneo, mas o quadro não apresentou melhoras. O cirurgião que realizou o transplante também testou positivo para a doença.

A doadora do pulmão havia sofrido morte cerebral após um acidente de carro e os testes realizados nela apresentaram resultados negativos para Covid-19. Após a morte da mulher que recebeu o pulmão, foi feita uma autópsia para analisar o órgão, e o exame revelou que o vírus já estava presente no pulmão antes da operação.

A infecção da doença por um órgão transplantado é o único caso confirmado até agora. Mas elevou o pedido de testes mais completos de doadores de transplante de pulmão.

Daniel Kaul, diretor do serviço e doenças infecciosas de transplantes da Michigan Medicine, lamentou o caso. “Não teríamos usado os pulmões se tivéssemos um teste de covid-19 positivo... Todas as triagens que normalmente fazemos e somos capazes de fazer, nós fizemos”, disse ele à reportagem da Kaiser Health News.

COMENTÁRIOS dos leitores