Doria anuncia fase vermelha para todo o estado de SP

Medida entra em vigor no próximo sábado (6) e pode durar 14 dias

por Rafael Sales qua, 03/03/2021 - 14:31
Governo do Estado de São Paulo O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) Governo do Estado de São Paulo

Nesta quarta-feira (3), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que todo o estado paulista vai regredir à fase vermelha do plano de controle da pandemia a partir do próximo sábado (6). A medida mais restritiva permite que funcionem apenas os serviços essenciais, como farmácias, mercados e padarias. Escolas e igrejas foram incluídas na lista de serviços essenciais recentemente por conta de um decreto estadual.

A decisão foi tomada após o novo recorde de mortes diárias no estado de São Paulo. Foram 468, maior número desde o início da pandemia, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde. O registro feito nos hospitais, quanto à ocupação dos leitos de UTI, também foi um fator decisivo para a regressão à fase vermelha. Um último balanço mostra que a ocupação média na Grande São Paulo é de 76,7%.

Na coletiva de imprensa, o governador de São Paulo afirmou que o novo plano de contenção do vírus pretende evitar que ocorra um colapso nos hospitais que abrigam os infectados pela Covid-19. Assim como já vem ocorrendo em cidades do interior do estado, como Araraquara e Bauru, que já registraram 100% da ocupação dos leitos de UTI e passaram a transferir pacientes para outros centros médicos.

Até o último levantamento de dados, todo o estado de São Paulo já registrou mais de 2 milhões de casos de Covid-19, e cerca de 60 mil óbitos. No Brasil, na última terça-feira (2) foi registrado o maior número de mortes diárias, pouco mais de 1.700 óbitos. Já o número total de infectados passa de 10 milhões, e se aproxima de 258 mil mortes desde o início da pandemia.

COMENTÁRIOS dos leitores