“Estamos no limite”, diz secretário de Saúde de Pernambuco

Em coletiva de imprensa realizada pelo governo de Pernambuco, nesta quinta (4), André Longo ressaltou o aumento de casos de covid-19 registrados nesta semana

qui, 04/03/2021 - 19:19
Reprodução/Youtube Estado garante dobrar esforço de fiscalização às normas sanitárias. Reprodução/Youtube

 Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta (4), o secretário estadual de Saúde, André Longo, chamou atenção para o aumento do número de casos de covid-19 registrados em Pernambuco nesta semana. De acordo com Longo, a semana oito- isto é, a passada- já havia sido a pior do ano, mas os primeiros dias da atual semana nove já apontam para um agravamento do cenário epidemiológico do estado.

“Na semana oito, tivemos aumentos de 14% e 20% das notificações de casos graves, em relação às semanas anteriores, sete e seis. As solicitações por leitos, pela primeira vez em uma única semana, superaram a marca de mil em uma única semana. Ao todo, na semana passada, 1.074 pacientes com quadro respiratório precisaram de internamento”, comentou Longo.

O secretário informou ainda que o governo do Estado abriu, desde o último sábado, mais 52 leitos de UTI e pretende inaugurar outras 40 vagas de Terapia Intensiva até a próxima sexta (5). “Mesmo assim, a velocidade da doença tem superado nossa capacidade de abrir leitos. Pode chegar o momento em que o volume de pacientes graves supere a capacidade de colocá-los nesses leitos. Não temos escolha: ou enfrentamos a pandemia junto ou ela não será superada”, alertou.

Já o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, colocou que o estado dobrou seu esforço de fiscalização, na intenção de fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias. “Já estamos empregando mais de 3,4 mil profissionais em postos extra de trabalho, nas fiscalizações necessárias a esse momento tão difícil. Isso representa um investimento de mais de R$ 720 mil”, afirmou.

Ainda segundo Freire, a secretaria participou, nesta quinta, de uma videoconferência com os municípios litorâneos. “Pactuamos fiscalizações específicas para a região de praias e parques que estão com sua utilização proibida nos fins de semana [...] Estaremos com equipes das Polícias Militar e Civil, Bombeiros, em conjunto com equipes municipais e secretarias, Procon-PE e Apevisa [Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária] realizando essas fiscalizações, para que as praias não sejam utilizadas a não ser para prática de atividades individuais”, completou.

COMENTÁRIOS dos leitores