Motoristas da Uber conquistam benefícios no Reino Unido

Decisão que garante salário mínimo, férias e aposentadoria foi tomada após empresa perder batalha judicial que começou em 2016

por qui, 18/03/2021 - 15:05
Stock Catalog / Flickr Stock Catalog / Flickr

Esta semana, a Uber divulgou que vai oferecer salário mínimo, férias remuneradas e aposentadoria aos motoristas do aplicativo no Reino Unido. A decisão aconteceu um mês após a empresa estadunidense perder uma batalha judicial, iniciada em 2016, sobre a situação trabalhista dos condutores que utilizam a plataforma no país.

Em fevereiro, durante audiência da Suprema Corte britânica, a Uber se apresentou como uma agente terceirizada de reservas, e afirmou que os motoristas que utilizam o aplicativo eram autônomos. Mas o tribunal determinou que os condutores eram trabalhadores e, portanto, grupo profissional com direitos trabalhistas garantidos. Segundo a Uber, o salário mínimo que os motoristas receberão seguirá o piso nacional pago a pessoas com mais de 25 anos, algo em torno de R$ 70 por hora.

Com os benefícios aos motoristas, trabalhadores, líderes sindicais e especialistas têm expectativas de transformações no cenário da economia compartilhada.

No Brasil, o Ministério Público do Trabalho e ex-motoristas iniciaram batalhas na Justiça para exigir vínculo empregatício dos profissionais da Uber, o que poderia assegurar os direitos previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Mas, a Justiça brasileira tem negado a demanda.

Por Emmanueli Nunes

COMENTÁRIOS dos leitores