Pernambuco vacina profissionais de segurança pública

Estado acaba de receber nova remessa com mais 394 mil doses de imunizantes

qui, 01/04/2021 - 17:45
Tânia Rêgo/Agência Brasil Nova remessa também contribuirá para segunda dose da vacinação de idosos. Tânia Rêgo/Agência Brasil

 O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta (1), que Pernambuco receberá mais 394 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 362 mil do tipo Coronavac e outras 32 mil da AstraZeneca/Oxford. A nova remessa será utilizada para garantir a segunda dose aos idosos com mais de 65 anos e o início da vacinação dos profissionais de segurança pública, categoria incluída entre os grupos prioritários no Plano Nacional de Imunização.

“Nosso esquema de distribuição está preparado e amanhã todas as vacinas já terão sido entregues aos municípios”, garantiu Paulo Câmara. A nova remessa foi avaliada pela equipe técnica do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), que fará a distribuição, nesta sexta, para as 12 Gerências Regionais de Saúde. O número total de doses já recebidas por Pernambuco é de 1.833.530.

O governo estadual orienta que os municípios acompanhem o PNI-PE, que reúne informações sobre planilhas de distribuição de imunizantes, operacionalização das doses e resoluções da Comissão Intergestores Bipartite. Os documentos do programa estão disponíveis no link https://cutt.ly/wcpnBXS. “Desde a segunda quinzena de março, o Ministério da Saúde tem encaminhado parte das remessas para a primeira dose e parte para a segunda. Os municípios precisam ficar atentos a cada pauta de distribuição, para que o insumo seja utilizado da forma correta, beneficiando os grupos que já estão sendo contemplados e guardando, quando necessário, as doses destinadas à segunda aplicação”, recomenda o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Fornecimento de alimentos

Durante o pronunciamento, o governador também divulgou a ação de distribuição de quentinhas para a população. “A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas fechou uma parceria com o Senac e o Armazém do Campo para distribuir mil refeições por dia para pessoas em situação de rua, em grave vulnerabilidade social”, explicou Paulo Câmara.

A iniciativa é coordenada pela operação Pernambuco Pela Prevenção e já começou a ser posta em prática, nesta quinta. Serão entregues 10 mil refeições com balanceamento nutricional e segurança alimentar, em três dias de jantar e sete dias de almoço. Os alimentos foram comprados pelo estado e doados pela Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e a Associação Avícola de Pernambuco (Avipe). O Senac recebeu os insumos e se encarregou de preparar os pratos.

COMENTÁRIOS dos leitores