Vacinas da Sputnik devem chegar primeiro para o Nordeste

O Consórcio Nordeste deve ser o primeiro a receber os imunizantes, antes até do Ministério da Saúde

por Jameson Ramos sab, 17/04/2021 - 18:35
Pixabay Vacina contra a Covid-19 Pixabay

Sem um plano sólido de vacinação nacional contra a Covid-19, o Consórcio Nordeste, formado pelos nove Estados da região, tomou a frente da negociação das vacinas contra a Covid-19 e deve receber as doses da Sputnik V antes do governo federal. 

O laboratório responsável pela produção da vacina decidiu que após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), distribuirá o imunizante primeiramente aos governadores nordestinos.

Ao todo, 37 milhões de doses foram compradas pelo Consórcio Nordeste. No momento, o entrave para a chegada da vacina é a aprovação da Anvisa. As entregasestão previstas para os meses de abril, maio e junho. 

O contrato foi celebrado no dia 17 de março pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias. 

“Além do contrato geral para a compra dessas doses da vacina, agora, cada Estado do Nordeste também celebrou contrato individualmente. Estamos com as equipes do Consórcio Nordeste e do Ministério da Saúde trabalhando um termo pela decisão de colocar essas doses à disposição na regra do Plano Nacional de Imunização. Vacina para o Nordeste, mas também para todo o Brasil”, disse Wellington Dias.

COMENTÁRIOS dos leitores