SBI alerta sobre a importância da vacinação no Brasil

Entidade aponta que a vacinação de profissionais da educação, das forças de segurança e do transporte público é importante para o funcionamento da socidade

por Jameson Ramos seg, 10/05/2021 - 16:14
Divulgação/Governo de Pernambuco Imunização no Brasil segue lentamente Divulgação/Governo de Pernambuco

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) acentuou nesta segunda-feira (10), a importância da vacinação dos trabalhadores de áreas essenciais para o adequado funcionamento da sociedade, tais como profissionais da educação, das forças de segurança, do transporte público sobre trilhos e sobre rodas.

Além disso, a SBI alerta que alguns desses profissionais têm uma significativa exposição ao vírus na sua jornada de trabalho e o afastamento desses pode levar à aglomeração no transporte público, por exemplo, por redução de composições de trens e ônibus. 

"Vacinas eficazes e seguras estão disponíveis para a população. Não é possível afirmar que uma seja melhor do que a outra, mas que todas protegem contra as formas graves e críticas da doença", diz a entidade.

Para que a proteção seja completa, as vacinas oferecidas no Brasil devem ser tomadas em duas doses para que a proteção seja completa. "Caso haja atraso na segunda dose, por qualquer razão, não se perde o efeito da primeira e a pessoa deve ser vacinada tão logo esteja disponível", alerta a SBI. 

Até o momento, já foram vacinados no país os grupos prioritários iniciais do Programa Nacional de Imunização (PNI). Em várias cidades brasileiras já foi iniciado a fase de imunização dos portadores de deficiência permanentes e de comorbidades. 

"Também estamos no período de Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Mesmo nesse momento de pandemia, deve-se tomar a vacina, para prevenir complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da COVID-19", pontua a SBI. 

LeiaJá também

Covid: média de mortes diárias cai 28% em um mês no Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores