Agreste tem novas medidas restritivas a partir desta terça

Atividades econômicas só podem funcionar até às 18h e regras valem também para o Polo de Confecções; confira lista dos municípios

por Vitória Silva seg, 17/05/2021 - 16:10
Heudes Regis/SEI Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decide novas restrições para o Agreste de PE. Heudes Regis/SEI

A partir desta terça-feira (18), o Agreste pernambucano e municípios adjacentes passam por um novo período com medidas restritivas mais rígidas, em virtude da crescente dos casos de Covid-19 na região, que sobrecarrega hospitais e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O novo decreto, anunciado pelo Governo de Pernambuco no sábado (15), será válido até o dia 31 de maio, totalizando 14 dias de restrições na 2ª Macrorregião de Saúde, que engloba a IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. 53 municípios terão suas rotinas alteadas.

O documento foi aprovado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, após considerações sobre a nova leva de infecções. O governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), confirmou situação emergencial.

“Verificamos um aumento na velocidade do número de internações e de procura pelas instituições de saúde naquela região. Isso tem nos preocupado, pois todos nós sabemos que enquanto a vacinação não chegar a todos os pernambucanos, é necessário tomar medidas restritivas para diminuir a circulação do vírus. Precisamos cada vez mais trabalhar para salvar a vida dos pernambucanos. Serão 14 dias com essas novas medidas e vamos observar, ao longo desse período, as próximas etapas necessárias”, informou o governante.

Durante a semana, as atividades econômicas deverão ser encerradas às 18h. Nos finais de semana, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina poderão abrir as portas. O Polo de Confecções deverá ficar fechado aos sábados, domingos e segundas.

Segundo o secretário de Saúde André Longo, os patamares de crescimento de demandas no Agreste superaram os 44%, enquanto no resto do estado, ficou na casa dos 9%. Os resultados são destoantes e preocupam as autoridades sanitárias.

Confira a lista dos 53 municípios com novas regras de convivência a partir desta terça

IV Geres - Sede em Caruaru

1. Agrestina

2. Alagoinha

3. Altinho

4. Barra de Guabiraba

5. Belo Jardim

6. Bezerros

7. Bonito

8. Brejo da Madre de Deus

9. Cachoeirinha

10. Camocim de São Félix

11. Caruaru 

12. Cupira

13. Frei Miguelinho

14. Gravatá

15. Ibirajuba

16. Jataúba

17. Jurema

18. Panelas

19. Pesqueira

20. Poção

21. Riacho das Almas

22. Sairé

23. Sanharó

24. Santa Cruz do Capibaribe

25. Santa Maria do Cambucá

26. São Bento do Una

27. São Caetano

28. São Joaquim do Monte

29. Tacaimbó

30. Taquaritinga do Norte

31. Toritama

32. Vertentes

V Geres - Sede em Garanhuns

33. Águas Belas

34. Angelim

35. Bom Conselho

36. Brejão

37. Calçado

38. Caetés

39. Canhotinho

40. Capoeiras

41. Correntes

42. Garanhuns

COMENTÁRIOS dos leitores