Idoso recebeu doses diferentes de vacinas contra a Covid

Aposentado foi imunizado com Astrazeneca na primeira dose e Coronavac na segunda dose

qua, 19/05/2021 - 10:30
Arquivo pessoal Prefeitura informou que idoso vai receber uma segunda dose da Coronavac Arquivo pessoal

Um idoso de 85 anos recebeu doses de vacinas contra a Covid-19 de fabricantes diferentes em São José dos Campos-SP. Dejair Losnak recebeu a primeira dose da vacina Astrazeneca e, após o prazo para a segunda dose, foi imunizado com a Coronavac. 

A primeira aplicação ocorreu em 15 de fevereiro. Ele aguardou 90 dias para a segunda vacina, tempo exigido para a imunização da Astrazeneca. 

Na última segunda-feira (17), ele, entretanto, recebeu a dose da Coronavac. Uma enfermeira percebeu o equívoco e afirmou que ele seria procurado pela prefeitura.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta que não seja feita a mistura entre imunizantes. "não há dados que sustentem que a troca de fabricantes de vacinas entre a primeira e a segunda dose produza resposta imune SARS-Cov-2", afirma portaria da Anvisa para profissionais de saúde.

Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que seguiu os protocolos avisando o sistema estadual e que o caso está sendo acompanhado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). A gestão destacou que a primeira dose aplicada no idoso será desconsiderada e ele vai receber outra vacina da Coronavac em 14 dias.

COMENTÁRIOS dos leitores