Noronha começa a vacinar pessoas a partir de 18 anos
Com isso, toda a população elegível para a vacinação já pode receber a primeira dose
Jovens a partir dos 18 anos residentes no Arquipélago de Fernando de Noronha começaram a ser imunizados contra a Covid-19 na manhã desta segunda-feira (14/06). Com isso, toda a população elegível para essa vacinação já pode se dirigir à quadra da Escola Arquipélago para tomar a primeira dose da vacina, da fabricante Astrazeneca/Fiocruz. Com a adesão das pessoas, a expectativa é proteger a maior parte do público ainda nesta semana.
Fernando de Noronha será a primeira localidade pernambucana a vacinar toda a população apta a receber a imunização contra o novo coronavírus. A jovem Roberta Gabriele, de 18 anos, foi uma das primeiras vacinadas nesta segunda na ilha, onde mora há 5 anos. "É importante tomarmos a vacina para tentar voltar ao novo normal. Está complicada a situação que estamos vivendo, então é importante todo mundo se vacinar", disse.
A recepcionista Luiza Souza, 23, foi outra pessoa vacinada nesta manhã. Ela perdeu um ente querido para a Covid-19 há um mês. "A questão da vacina é um pacto social. A gente não pode pensar só na gente. Você tem que pensar no próximo. A vacina é isso, mais uma chance de viver", destacou.
A vacinação de Fernando de Noronha foi acelerada desde a última sexta-feira (11), quando a Secretaria Estadual de Saúde (PE), por meio do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), levou 1 mil doses de vacina ao arquipélago, que no mesmo dia passou a proteger os adultos a partir dos 40 anos. No sábado, foi possível baixar a idade para os 29. Em ambos os dias, mais de 700 pessoas foram imunizadas, de cerca de 2 mil que ainda faltavam se vacinar. "Percebemos uma grande adesão da população, que atendeu ao chamado e procurou o posto para tomar a primeira dose. Isso nos deu a possibilidade de antecipar a faixa etária, iniciando a semana com a vacinação para todos os maiores de 18 anos", explicou o administrador da ilha, Guilherme Rocha.
A imunização segue na quadra da escola Arquipélago até a próxima quarta-feira (16/06). Após essa data, a vacina volta a ser aplicada na Unidade de Saúde da Família. Os moradores que estão fora da ilha poderão procurar o posto assim que retornarem para receber a primeira dose.
"Esse é um grande passo para que a ilha, que tem como principal atividade econômica o turismo, possa voltar ao normal. Esperamos finalizar as primeiras doses em todos os elegíveis ainda nesta semana. Mas reforçamos que todos precisam continuar usando máscara, fazendo a higienização das mãos e, em três meses, voltem para a segunda dose e, com isso, concluam o esquema vacinal preconizado", comentou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.