Vacina contra Covid: evite remarcações e tome a 2ª dose

Número de faltosos à vacinação é considerado baixo em Pernambuco, mas população deve estar atenta às consequências do não comparecimento. Confira balanço da vacinação e como proceder em caso de reagendamento

por Vitória Silva qua, 21/07/2021 - 20:31
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens Vacinação contra a Covid-19 para grupo com 34 anos ou mais no Recife. Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Em Pernambuco, 1.294.858 segundas doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas até esta quarta-feira (21), segundo boletim da Secretaria de Saúde do Estado. O número corresponde a aproximadamente 24% da população vacinada com a primeira dose de um dos imunizantes voltados ao combate da doença. Individualmente, os municípios são orientados pela Saúde a estabelecer comunicação constante com a pasta, além de monitorarem os agendamentos e faltosos à vacinação. No geral, o índice dos ausentes da segunda dose é baixo, mas as cidades já possuem protocolos próprios para aqueles que não comparecem ou se recusam a tomar a vacina disponível no dia agendado.

Circulam no Estado quatro imunizantes, sendo a CoronaVac, em maior quantidade, a Pfizer/BioNTech, a AstraZeneca e a Janssen, mais recente. Na capital pernambucana,  as pessoas que se recusarem a receber um determinado imunizante no momento da vacinação ficarão 60 dias sem poder efetivar a marcação no sistema do Conecta Recife. A medida visa coibir tentativas de reagendamento para que o público tente receber um outro tipo de vacina. Nesse tipo de situação, o técnico que aplica a vacina terá um botão a ser acionado no Conecta Recife que vai travar o agendamento do recusante por esse prazo.

A medida reforça o mote “vacina boa é vacina no braço”, do prefeito do Recife João Campos (PSB), e está em vigor desde o último dia 5 de julho. Em nota, a Secretaria de Saúde municipal (Sesau) informou: "O índice de pessoas em atraso é considerado muito baixo graças ao Conecta Recife. O cadastro e agendamento digitais permite uma melhor e mais eficaz gestão não só na aplicação de doses, bem como em uma busca ativa digital dos atrasados”. No total, aproximadamente 2,5% do total de pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose estão com atraso no imunizante para completar o esquema vacinal completo (cerca de seis mil pessoas, desconsiderando agendamentos).

Em junho, o índice de faltosos quase dobrava. No cadastro havia a indicação de um total de 9.229 pessoas em atraso, o que representava 3.96% de um universo de 233.049 munícipes que já deveriam ter tomado a segunda dose até o dia 3 de junho, segundo a Sesau. A redução foi fruto de um esforço em busca dos atrasados com o emprego de comunicação feita por WhatsApp e email, além de novas ferramentas como a tecnologia Rich Communications Service (RCS), novo padrão de mensagens por celular que traz os mesmos recursos de aplicativos como WhatsApp, Telegram, Facebook e Messenger, entre outros.

Por meio do RCS, a Prefeitura onseguiu diagnosticar parte dos motivos da ausência na segunda dose através de um questionário via SMS que permitiu aos usuários contar os motivos pelos quais deixaram o compromisso de lado. Do total de respostas obtidas sob demanda espontânea, boa parte (40%) já havia concluído o esquema vacinal em outros locais (é o caso de trabalhadores de saúde, por exemplo). Em contrapartida, 16% das respostas informaram que os munícipes cadastrados haviam falecido.

Em outra frente, houve o cruzamento de dados da base municipal de vacinação com o eSUS Notifica para identificar pessoas que completaram o esquema vacinal em outro município, chegando aos atuais 6.609 munícipes em falta com a segunda dose.

Como proceder em caso de atraso na segunda dose

Quem estiver com a segunda dose em atraso deve fazer seu agendamento através do APP Conecta Recife ou pelo site. A Prefeitura do Recife disponibiliza, no total, 23 pontos para os quais as pessoas podem realizar o agendamento. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

Segundo o último boletim divulgado pelo vacinômetro do Conecta Recife, a capital aplicou 1.113.996 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 767.185 primeiras doses, 287.457 segundas doses e 59.354 doses únicas (Janssen).

Confira o balanço em cidades da RMR

Jaboatão dos Guararapes

Segundo  o último boletim emitido pelo Programa Municipal de Imunização da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (PMJG), a cidade chegou a 307.288 doses aplicadas, sendo 231.123 primeiras doses e 76.165 segundas doses.

O município conta com um sistema de busca ativa que consiste em ligar para os usuários alertando para o comparecimento a um ponto de vacinação quando da ausência na data agendada anteriormente.

Assim como no Recife, “sommeliers” de vacina serão bloqueados pela prefeitura. A PMJG emitirá um bloqueio de 60 dias ao usuário que tentar escolher o imunizante contra a Covid-19 a ser aplicado. A decisão vigora desde o último dia 7 e atinge o agendamento feito no aplicativo do município.

Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda aplicou 214.044 doses dos imunobiológicos disponíveis para o combate à Covid-19. De acordo com o vacinômetro, atualizado nesta quarta (21), foram 155.620 primeiras doses e 54.926 segundas doses. Olinda formou parceria com a empresa Conorte, que adaptou um ônibus, o Expresso Vacina Olinda, para ir às comunidades nas terças e quintas-feiras, das 9h às 16h, rastrear as pessoas com pendência da segunda dose, bem como gestantes e puérperas.

O cronograma referente ao Plano Nacional de Vacinação segue de acordo com o esperado pela pasta nos 13 pontos fixos de vacinação na cidade, sob orientações do governo do estado.

Camaragibe

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o município não tem problema de adesão à segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os munícipes que optam por não receber a vacina assinam um 'Termo de Recusa'. As pessoas atendidas na rede de saúde do município que se recusam a tomar o imunizante recebem a observação de recusa nas planilhas de vacinação e prontuários das unidades básicas de saúde.

A Prefeitura de Camaragibe não atualiza o vacinômetro da cidade desde o último dia 14. Nesse dia, os registros foram de 54.397 doses aplicadas, das quais 41.044 foram primeiras doses e 13.353 primeiras doses.

Camaragibe antecipou o prazo para aplicação da segunda dose da vacina AstraZenca. Pessoas que, a partir de agora, tomarem a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 dessa vacina específica, completarão o ciclo vacinal com a segunda dose em, pelo menos, 60 dias – antes, eram 90 dias. Não é necessário entrar em contato para agendar o complemento da imunização. As equipes do Programa Municipal de Imunização (PNI) ligarão para marcar dia e horário da aplicação da segunda dose.

Vacinação em Pernambuco

Até esta quarta-feira (21) — Pernambuco aplicou 5.332.026 doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado. Desse total, 1.456.569 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo 1.294.858 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 161.711 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às primeiras doses, foram 3.875.457 aplicações e 1.294.858 segundas doses. Já a dose única foi aplicada em 1.882 idosos de 60 a 69 anos; 401 idosos de 70 anos e mais; 2.502 pessoas com comorbidades; 295 pessoas com deficiência permanente; 11.209 trabalhadores de serviços essenciais; 673 pessoas em situação de rua, além de 144.674 pessoas de 18 a 59 anos.

COMENTÁRIOS dos leitores