Ciclofaixa interligará a Zona Norte e o Centro do Recife

Com a entrega do equipamento, o Recife passará a ter 72,6 km interligados entre o Centro e a Zona Norte

por Kauana Portugal qua, 18/08/2021 - 08:31
Rodolfo Loepert/PCR Mapa mostrando a extensão da Rua do Futuro Rodolfo Loepert/PCR

A Prefeitura do Recife (PCR) iniciou, nesta terça-feira (17), a sinalização da Ciclofaixa Rua do Futuro, na Zona Norte da capital pernambucana. Com 1 km de extensão, o equipamento será importante para interligar áreas da Zona Norte que ainda não se conectavam com o Centro do Recife, além de contemplar o Parque da Jaqueira como um ponto de interesse público.

O novo equipamento diminuirá a distância do Parque da Jaqueira até o Marco Zero em cerca de 3 quilômetros e, com isso, o Recife passará a ter 72,6 km interligados entre o Centro e a Zona Norte. Ao final do primeiro dia de trabalho, o prefeito João Campos (PSB) visitou o equipamento, que fará a conexão entre ciclofaixas nas proximidades: Padre Roma, Rosarinho e Amélia.

“Agora vai ser possível sair de bicicleta da Estrada do Arraial, Estrada do Encanamento, e conseguir chegar até o Centro do Recife”, explicou João Campos. “A gente tem o compromisso de fazer 100 quilômetros, pelo menos, de ciclofaixa nos próximos quatro anos e a gente já está começando. Já entregamos 10 quilômetros para a malha cicloviária e ainda vamos fazer muito mais”, continuou. 

A intervenção faz parte do pacote de 10 km anunciados no mês de maio para entrega este ano. Desde então, segundo a prefeitura, foram entregues as ciclofaixas Santo Antônio (1 km), CDU (3 km), Beberibe (2 km) e Hipódromo (1 km). A previsão é de que até o final de setembro também seja finalizada a Ciclofaixa Lindolfo Collor (2 km), na Zona Oeste. Os novos equipamentos foram projetados em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, referência mundial no assunto.

Programação da Semana do Ciclista

Para lembrar o Dia Nacional do Ciclista, comemorado na quinta-feira (19), a PCR preparou uma agenda especial. 

Está marcado para a quarta-feira (18), um evento para ciclistas entregadores no Compaz Miguel Arraes, que fica na avenida Caxangá, Zona Oeste da cidade. Na ocasião, a CTTU, em parceria com o Compaz Miguel Arraes, Ifood, Abraciclo e Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, fará uma programação com orientações de proteção para os ciclistas no trânsito, além da entrega de itens de segurança, como capacetes, sinalizadores e manuais de manutenção de bicicleta. 

“Quanto mais avançamos com a evolução da malha cicloviária do Recife, mais podemos ver que esse investimento fomenta a mobilidade ativa e mostra quanto o Recife tem investido em segurança viária. Então queremos que a semana do Ciclista seja um momento para incentivar o uso da bicicleta e entregar equipamentos que garantam a segurança viária desse ciclista nas ruas”, destacou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

No domingo (22), além da Ciclofaixa de Turismo e Lazer que estará normalmente montada na cidade, das 7h às 16h, haverá uma série de atividades gratuitas na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo. 

A Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer, vai oferecer aulas gratuitas de spinning (exercício aeróbico na bike), das 9h às 11h e das 14h às 16h; Escolinha de Bike, que é um circuito de bicicleta para crianças, promovendo o cicloativismo infantil; além de espaço para aluguel de bicicletas. 

Para conscientizar sobre o respeito a quem anda de bicicleta, regras de segurança e convivência, a PCR vai ainda divulgar a Cartilha do Ciclista, que estará disponível por QR Codes anexados às sinalizações do percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores