Pernambuco começa a vacinar adolescentes da Funase

Os menores de idade com privação de liberdade foram inclusos no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) contra a Covid-19 no dia 30 de julho

qua, 18/08/2021 - 08:48
Arquivo/Funase Socioeducando da Funase sendo vacinado Arquivo/Funase

Nesta quarta-feira (18), Pernambuco começa a imunizar adolescentes entre 12 e 17 anos que estão na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). O novo grupo foi incluso no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) contra a Covid-19 no dia 30 de julho.

Conforme levantamento da Funase, 496 socioeducandos menores de idade estão aptos a receber a primeira dose. A maioria está no Recife, que aloja 167 jovens.

Os demais estão nas unidades do Cabo de Santo Agostinho (79), Jaboatão dos Guararapes (41), Timbaúba (30), Vitória de Santo Antão (40), Caruaru (60), Garanhuns (36), Arcoverde (18) e Petrolina (25). A Funase informa que as doses para o público já estão nas 12 Gerências Regionais de Saúde.

Maiores de idade já iniciaram o ciclo de imunização

A entidade lembra que também acomoda jovens entre 18 e 21 anos. A faixa etária vem sendo imunizada desde junho, conforme os calendários dos municípios. "Até o momento, 290 socioeducandos maiores de 18 anos já receberam ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus", informou em nota.

Em todo o Estado, 749 adolescentes e jovens estão em atendimento pela Funase. 

LeiaJá também:



--> PE: 30 adolescentes fugiram da Funase em menos de 15 dias

--> PE: adolescentes que fugiram da Funase são procurados

--> Funase de Garanhuns registra mais uma fuga de internos

Ampliação das vacinas para a juventude

“Não apenas na Funase, mas fora dela também, temos adolescentes com deficiência, adolescentes grávidas, puérperas e lactantes e que, agora, recebem essa ação de saúde", lembrou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. Além dos adolescentes privados de liberdade, a Lei Federal 14.190/21 incluiu na imunização os adolescentes com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas.

COMENTÁRIOS dos leitores