Documentário sobre o Círio homenageia João Carlos Pereira

Jornalista, escritor e professor, morto em 2020, é protagonista de audiovisual sobre a devoção paraense à Virgem de Nazaré

sex, 01/10/2021 - 17:07
TV Liberal Vítima da covid-19, o jornalista, escritor e professor João Carlos Pereira representa todos os devotos de Nossa Senhora no documentário TV Liberal

Com iniciativa da TV Liberal, o escritor, professor, jornalista e membro da Academia Paraense de Letras (APL) João Carlos Pereira, que morreu em novembro de 2020 de covid-19, é o grande homenageado em um documentário que mostra a intensa trajetória do devoto de Nossa Senhora de Nazaré. O audiovisual será exibido em dois episódios, nos dias 2 e 9 de outubro, pela afiliada da Rede Globo no Pará, depois do Jornal Hoje.

“João de Nazaré” começou a ser gravado em 2018, com direção da cineasta Ângela Zoe, contendo imagens inéditas do Círio. O filme teria a participação e narração de João Carlos Pereira, informou o diretor de programação da TV Liberal, Elton Magalhães.

Com a pandemia e a morte do jornalista, o documentário foi ressignificado e modificado, resgatando o Círio com homenagem a João Carlos Pereira. “A nossa sensação de dever cumprido se dá por nós termos homenageado um amigo e um colega tão importante, não só para a TV Liberal, mas pra todo o Estado do Pará e para todo mundo que é devoto da Nossa Senhora de Nazaré”, afirmou Elton Magalhães.

O filme, além de trazer diversos personagens importantes para a história do Círio e depoimentos, conta com a participação especial da filha de João Carlos, Mariana Pereira, que narrou textos escritos pelo pai. Ela conta que sente gratidão pelo reconhecimento do trabalho dele e por ter feito parte do projeto.

“É um documentário de muita saudade, que fala de amor, de fé, que fala de um homem que fez história no Jornalismo, na pesquisa, buscando o Círio. Ele não fazia por trabalho, ele fazia por devoção, por amor. Então, ele me ensinou a trabalhar com o que a gente gosta, pesquisar o que a gente gosta. O resultado é este belíssimo documentário”, complementou.

O jornalista André Laurent, responsável pela roteirização de “João de Nazaré”, relembrou os momentos em que trabalhou com João Carlos Pereira durante as coberturas do Círio e afirmou que aprendeu bastante com ele. André também falou sobre o desafio de readaptar o material recebido. “Fico muito honrado de ter participado desse processo, com uma equipe muito talentosa de profissionais que entenderam a nossa mensagem e colocaram toda sensibilidade para que esse trabalho ficasse não só emocionante, mas digno de uma grande homenagem para o João Carlos, e também que fizesse com que as pessoas revivessem o Círio de Nazaré na sua plenitude”, ressaltou.

Márcio Lins, jornalista e apresentador do Bom Dia Pará, da TV Liberal, disse que trabalhar com o João Carlos Pereira foi enriquecedor. “Fica uma saudade, fica uma tristeza, mas sem dúvida, também, alegria de saber o que ele plantou entre a gente, muito conhecimento, uma amizade muito grande. Uma pessoa muito fraterna, muito querida, e para todos nós foi uma satisfação trabalhar com João Carlos Pereira, sempre vivo em nossos corações”, afirmou.

Por Isabella Cordeiro.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores