1º transplante de rim de porco para ser humano tem êxito

Órgão de animal geneticamente modificado não causou rejeição imediata no sistema imunológico e pode ajudar ciência a encontrar saídas para a escassez de doadores de órgãos

por Vitória Silva qua, 20/10/2021 - 14:04
Pixabay O porco usado no estudo teve a genética modificada Pixabay

Em resultado inédito, cirurgiões tiveram sucesso ao transplantar um rim crescido em um porco geneticamente alterado a um paciente humano, nos Estados Unidos. Os médicos descobriram que o órgão funcionava normalmente e a novidade científica pode, no futuro, render um vasto suprimento de órgãos para pacientes que enfrentam grandes filas de doação. O procedimento foi feito no Langone Health, da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, informou a imprensa americana. 

A data da cirurgia não foi publicada, assim como os responsáveis pelo estudo ainda não fizeram a publicação dos resultados em nenhum jornal científico, incluindo o da Langone, mas o relato do instituto foi feito na terça-feira (19). 

Embora muitas perguntas ainda não tenham sido respondidas sobre as consequências a longo prazo do transplante, que envolveu um paciente de morte encefálica após apenas 54 horas, especialistas na área disseram que o procedimento representou um marco. 

“Precisamos saber mais sobre a longevidade do órgão”, disse o Dr. Dorry Segev, professor de cirurgia de transplante da Escola de Medicina Johns Hopkins, que não esteve envolvido na pesquisa. No entanto, ele disse: “Este é um grande avanço. É um grande negócio. ” 

Os pesquisadores há muito procuram cultivar órgãos em porcos adequados para transplante em humanos. Um fluxo constante de órgãos - que poderia eventualmente incluir corações, pulmões e fígados - ofereceria uma tábua de salvação para os mais de 100.000 americanos atualmente em listas de espera para transplantes, incluindo os 90.240 que precisam de um rim. 12 pessoas nas listas de espera morrem a cada dia. 

Um número ainda maior de americanos com insuficiência renal - mais de meio milhão - depende de tratamentos de diálise exaustivos para sobreviver. Em grande parte, devido à escassez de órgãos humanos, a grande maioria dos pacientes em diálise não se qualifica para transplantes, que são reservados para aqueles com maior probabilidade de prosperar após o procedimento. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores