Recife apresenta jardins filtrantes para combater poluição

Projetados para ocupar aproximadamente 7 mil m², os Jardins serão responsáveis pelo tratamento de cerca de 10% da vazão da água poluída que desagua no Rio Capibaribe

por Jameson Ramos seg, 25/10/2021 - 16:45
Divulgação Imagem ilustrativa dos Jardins Filtrantes para referência técnica Divulgação

A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) irá apresentar o projeto-piloto considerado inovador para o tratamento de água poluída na capital pernambucana, os jardins filtrantes, no Circuito Urbano, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que será realizado nesta quarta-feira (27).

A iniciativa será explanada a partir do tema "projetos executivos de soluções baseadas na natureza (SBNs)". A iniciativa dos Jardins Filtrantes faz parte de um dos 17 caminhos estratégicos do planejamento de longo prazo da capital pernambucana, o Plano Recife 500 Anos, que é executada pela ARIES através do projeto CITinova, que será apresentada como um SBNs.

Marcos Batista, presidente da ARIES, responsável por apresentar a iniciativa, revela que os Jardins Filtrantes é uma tecnologia já utilizada no Rio Sena, em Paris e é uma solução baseada na natureza "que possui princípios como poder ser medida, verificada e replicada, além de fornecer benefícios da biodiversidade".

Projetados para ocupar aproximadamente 7 mil m², os Jardins serão responsáveis pelo tratamento de cerca de 10% da vazão da água poluída que desagua no Rio Capibaribe. Eles serão instalados na foz do Riacho do Cavouco, localizada no Parque do Caiara, no bairro da Iputinga.

COMENTÁRIOS dos leitores