Dinamarca antecipa dose de reforço para conter Ômicron

Nas últimas 24 horas, a Dinamarca registrou um número recorde de novos casos diários de Covid-19, com 7.799 infecções notificadas

seg, 13/12/2021 - 12:58
Claus Bech Mulher recebe vacina contra coronavírus em um centro de vacinação em Ishoej, na Dinamarca, em 11 de setembro de 2021 Claus Bech

A Dinamarca vai antecipar a dose de reforço das vacinas anticovid para pessoas com mais de 40 anos de idade, com o objetivo de frear o surgimento de novas infecções e a propagação da variante Ômicron - anunciaram autoridades sanitárias locais nesta segunda-feira (13).

"Devido à nova variante mais contagiosa Ômicron, as autoridades sanitárias dinamarquesas decidiram antecipar a terceira dose para todas as pessoas com mais de 40 anos de idade, e que a recebam quatro meses e meio depois da segunda dose", contra seis meses antes, anunciou a Agência Nacional de Saúde.

Nas últimas 24 horas, a Dinamarca registrou um número recorde de novos casos diários de Covid-19, com 7.799 infecções notificadas.

Em sete dias, o número de novos casos chegou a 46.189. Esta marca significou um aumento de mais de 50% em relação à semana anterior, segundo dados das autoridades sanitárias dinamarquesas coletados pela AFP.

No domingo (12), o Reino Unido anunciou a aceleração da dose de reforço para todos os maiores de 18 anos, antes do final do mês.

Depois do Reino Unido, a Dinamarca foi o país do mundo que detectou mais casos de ômicron em seu território. Ambos os países são muito eficientes em termos de sequenciamento para detectar variantes rapidamente.

A variante Ômicron parece se espalhar mais rápido do que a variante delta e provoca sintomas menos, disse ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentando que os dados disponíveis ainda são parciais.

COMENTÁRIOS dos leitores