Bolivianos são presos com passaportes falsos no Recife

Em todos os casos, o destino dos estrangeiros era a Espanha

por Vitória Silva seg, 03/01/2022 - 14:32
Divulgação/Polícia Federal Eles disseram aos agentes que o objetivo da imigração era buscar trabalho e moradia Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal em Pernambuco prendeu, no último fim de semana, três bolivianos com passaportes falsos no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, no Recife. Os presos tinham como destino a Espanha e disseram aos agentes que o objetivo da imigração era buscar trabalho e moradia. O primeiro caso notificado à PF foi o de uma mulher, presa ao tentar embarcar para o país europeu com um passaporte espanhol contendo indícios de falsificação, na madrugada da sexta-feira (31) para o sábado (1º).

De acordo com a polícia, o carimbo que constava no passaporte não era original. A companhia aérea notou que o documento era adulterado e acionou as autoridades. A mulher afirmou que possui dupla nacionalidade e que os filhos ainda moram na Espanha. Ela também foi flagrada com outro documento de identidade escondido no sapato e disse que o registro pertencia à sua irmã.

A Adidância da Polícia Federal em Madri fez contato com a Polícia Nacional da Espanha e confirmou que os dados no sistema de passaportes são autênticos, porém as digitais não coincidem com a pessoa que se apresentou para embarque. A detida foi indiciada pelo crime de falsidade ideológica e, após a audiência de custódia, foi liberada para responder em liberdade até que o caso seja concluído pela PF.

O segundo caso foi um flagrante ocorrido no domingo (2), envolvendo um casal. Os funcionários da companhia aérea identificaram a suspeita de falsificação e acionaram a Polícia Federal, que localizou e prendeu a dupla suspeita ainda no aeroporto da capital.

Durante o interrogatório, os bolivianos disseram ter recebido os passaportes na cidade de Cochabamba, na Bolívia, e que iriam para a cidade de Málaga, na Espanha, para viver e trabalhar. Assim como no caso do dia anterior, as duas pessoas foram indiciadas pelo crime de falsidade ideológica.

COMENTÁRIOS dos leitores