Carga de 20 mil cocos com cocaína líquida é apreendida

O Ministério Público colombiano está em busca dos responsáveis pela ação

qui, 27/01/2022 - 18:26
COLOMBIAN NATIONAL PROSECUTOR'S OFFICE COLOMBIAN NATIONAL PROSECUTOR'S OFFICE

Um carregamento de 20 mil cocos cheios de cocaína líquida foi encontrado e apreendido em um container que sairia do porto de Cartagena com destino a Gênova, na Itália. O material foi encontrado após investigação realizada pela Procuradoria-Geral da República, por meio da Diretoria Especializada contra o Narcotráfico, em trabalho coordenado pela Diretoria Antidrogas da Polícia Nacional.

Ao total, foram encontradas 504 sacolas de lona com os cocos. De acordo com a Promotoria colombiana, em nota, "após a inspeção, constatou-se que a água da fruta tropical havia sido trocada por cocaína líquida. Nesse sentido, os cocos foram transferidos para um laboratório especializado para estabelecer a quantidade exata da droga".

No entanto, apesar do material já ter sido encontrado e apreendido, as investigações continuam para achar onde os 20 mil cocos foram carregados e identificar os responsáveis. Um contato com as autoridades italianas para esclarecer a estrutura do narcotráfico que receberia a cocaína.

De acordo com o jornal Vice World News, as investidas em cocaína líquida é uma prática comum de contrabandear droga e há registros em alguns países.

Madrid

Em 2017, investigadores do aeroporto de Madrid descobriram que um carregamento de cocos frescos tinha 60 gramas de cocaína líquida injetada. O golpe foi descoberto após as scanners do aeroporto terem mostrado uma densidade incomum dentro de alguns cocos. Um pequeno buraco foi feito nos cocos e a água foi extraída com uma seringa e substituída por cocaína líquida, e foi novamente fechada com resina marrom.

Hong Kong

Também em Hong Kong, em 2016, um carregamento de pitaya amarela foi apreendido com cocaína líquida injetada. A fruta vinha de Londres, havia sido escavada e preenchida com a cocaína antes de ser selada.

Por Alice Albuquerque

COMENTÁRIOS dos leitores